Lençóis Pta – Conselho da Mulher encerra o Agosto Lilás com palestra

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizou a palestra “Inteligência Emocional”, no dia 29 de agosto, com a psicóloga Silmara Ferreira, encerrando as atividades do Agosto Lilás. O evento, realizado no Espaço Cultural, teve a performance da Cia Rodas que Dançam e sorteio de brindes.

O evento teve a participação dos membros do Conselho, do comandante da 5ª Companhia de Polícia Militar, capitão Élcio Torres e da comunidade em geral.

“Agradeço a todos que saíram de casa para acompanhar a palestra. Pensamos muito num tema para encerrar o Agosto Lilás. Esse mês é dedicado a tratar sobre a violência doméstica e o Conselho produziu um folder, que foi distribuído por toda a cidade, explicando quais os tipos de violência e aonde procurar ajuda. O Conselho da Mulher só existe porque nós temos muitos direitos violados. É muito triste chegar em 2023, observar a cronologia do abuso feminino e constatar que evoluímos muito pouco. De 2 de janeiro a 3 de agosto, tivemos 156 medidas protetivas. E nós estamos aqui para falar não a isso. Nós precisamos achar meios de combater a violência”, destacou a presidente do Conselho, Adriana Lenci.

O capitão Élcio Torres foi convidado a falar especialmente sobre a patrulha Maria da Penha e destacou que os números de violência doméstica estão numa crescente, principalmente desde 2021.

“Nós temos dados sobre violência doméstica, mas que não correspondem à realidade, porque muitas ocorrências não são registradas, ou em muitas ocorrências a pessoa vai direto à delegacia para registrar. Percebendo esse aumento de ligações de 190 e em parceria com o Ministério Público, desde março adotamos a Patrulha Maria da Penha. Especialmente ela é composta por um policial masculino e um feminino. Ela não é específica para atender casos de violência doméstica, mas intensifica o patrulhamento de pessoas que estão com medidas protetivas, com visitas às residências ou comércio dessas pessoas”, explicou o capitão Élcio Torres.

“Agosto Lilás” é uma campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha, sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.

Fonte: Prefeitura de Lençóis Paulista