Lençóis Paulista recebe Concerto Didático “JORNADA MUSICAL, UMA VIAGEM PELO BRASIL”, do Centro Cultural Special Dog

Espetáculo será oferecido gratuitamente em três diferentes sessões, na segunda-feira, dia 06 de novembro, e tem a cultura brasileira como temática central

Como funciona uma orquestra? Como é o papel de cada instrumento musical e como os músicos conseguem produzir em conjunto aquele som complexo e encantador, sendo que as partituras são diferentes?

A maioria das pessoas, leigas em música, fazem as mesmas perguntas nos bastidores. Maravilhadas com o som de uma orquestra, todos querem saber como é que a mágica do som acontece e para responder a essa curiosidade das plateias é que os Concertos Didáticos foram criados.

Um Concerto Didático é uma apresentação, feita sob medida, para apresentar as crianças, adolescentes e estudantes de música, como é que uma orquestra funciona.

O Centro Cultural Special Dog abraçou essa ideia educativa para instigar, de maneira lúdica, esse importante aprendizado cultural. A primeira produção aconteceu, com muito sucesso, em 2017, e a partir de 2023, um novo concerto foi preparado para novamente surpreender o público. Essa nova versão recebeu o nome de “Jornada Musical – Uma viagem pelo Brasil”.

Com uma nova temática que aborda a cultura nacional, os produtores do Centro Cultural Special Dog saíram a campo para pesquisar as produções mais contemporâneas e criativas, além de buscar inspiração em temas que ressaltam o maravilhoso repertório musical brasileiro, com seus ricos ritmos e talentosos compositores.

Essa é a primeira vez que o Concerto Didático do Centro Cultural Special Dog se apresenta em Lençóis Paulista. Um evento gratuito, com apoio da Prefeitura Municipal e incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Nº8.313/1991). Será um espetáculo cheio de novidades, com um delicioso repertório brasileiro, que promete despertar no público até mesmo a vontade de aprender um instrumento e fazer parte de uma grande orquestra.

As três sessões do Concerto ocorrerão em diferentes horários, na segunda-feira, dia 06/11, e serão realizadas no Teatro Municipal, que é conhecido por sua arquitetura encantadora e por sediar uma variedade de espetáculos. O espaço oferece entretenimento de qualidade para a comunidade local e visitantes, contribuindo para a rica vida cultural da cidade de Lençóis Paulista. Pensando em inclusividade, todas as sessões contarão com intérprete de libras.

Com a direção do Maestro Eduardo Augusto, o Concerto Didático tem a participação dos instrumentistas da Orquestra do Centro Cultural Special Dog, além de contar com a participação de alunos do Coral do Centro Cultural e de dançarinos do corpo de balé municipal de Santa Cruz do Rio Pardo. Um elenco especialmente produzido que atua de forma dramática, lúdica e musical, para explicar, de maneira pedagógica, como funcionam os naipes, os instrumentos, os arranjos, as partituras e a regência.

“O concerto didático é de extrema importância, pois une a arte da música ao conhecimento, proporcionando uma experiência enriquecedora que educa, inspira e encanta, abrindo portas para o desenvolvimento cultural e cognitivo das pessoas” – é o que diz o Maestro Eduardo, empolgado com a proposta do concerto que sempre acaba despertando novos talentos.

Segundo Juliana Manfrim, diretora executiva do espetáculo e do Centro Cultural: “a ideia é sempre preparar mais plateias e mais artistas em potencial, desenvolvendo a sensibilidade artística entre os mais variados públicos e estimulando o desejo de mais pessoas de fazerem parte do universo da arte.”

Concerto Didático e sustentabilidade

Centro Cultural Special Dog (CCSD) – Há quase 10 anos, comprometido com a formação cultural da sociedade e com o avanço da Agenda 2030 e de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Fundado pela Special Dog Company, empresa signatária do Pacto Global da ONU no Brasil, o CCSD tem forte atuação regional e contribui, através da cultural e da educação, no enfrentamento à pobreza, na proteção ao meio ambiente e na garantia da paz e da prosperidade às pessoas e ao planeta.

SERVIÇO

Concerto Didático “Jornada Musical – Uma viagem pelo Brasil”

Orquestra do Centro Cultural Special Dog

Local – Teatro Municipal Adélia Lorenzetti- Lençóis Paulista

Data e horário – 06/11

Primeira Sessão 10h00

Segunda Sessão 14h00

Terceira Sessão às 15h30

*lugares disponíveis conforme lotação do Teatro

Apresentações com intérprete de libras