Foguete que atingiu hospital em Gaza foi disparado pela Jihad Islâmica, afirma IDF

Após análise dos sistemas operacionais, Israel constatou que o disparo foi realizado pelo grupo terrorista

Uma explosão no Hospital Al-Ahli Arab, na cidade de Gaza, em 17 de outubro de 2023. (Redes Sociais via Times of Israel, usada de acordo com a Cláusula 27a da Lei de Direitos Autorais)

As Forças de Defesa de Israel (IDF) afirmam que, com base em “informações de inteligência, um foguete fracassado da Jihad Islâmica Palestina causou a explosão mortal no hospital de Gaza”. O grupo terrorista Hamas havia acusado Israel pelo atentado.

Em comunicado, as IDF afirmam que “a partir de uma análise dos sistemas operacionais, foi realizada uma barragem de foguetes inimigos em direção a Israel, que passou nas proximidades do hospital, quando foi atingido”.

“De acordo com informações de inteligência, provenientes de diversas fontes de que dispomos, a Jihad Islâmica é a organização responsável pelo disparo fracassado do [foguete] que atingiu o hospital”, acrescenta a IDF. O míssil da Jihad teria se desintegrado no ar e atingido o local, levando a uma grande explosão, que deixou centenas de mortos.

“Muitas vezes Israel foi acusado de ações que foram confirmadas como mentiras depois”, aponta o cientista político André Lajst, presidente executivo da StandWithUs Brasil. “Como diz o ditado, na guerra a primeira vítima é a verdade. O Hamas usou da tragédia no hospital para disseminar uma desinformação que culpabilizasse Israel, e a mídia aceitou essa versão de maneira imediata, sem aguardar a resposta do lado acusado. Israel jamais teria hospitais como alvo, e faz de tudo para proteger civis e evitar danos às pessoas não envolvidas, mas os grupos terroristas operam conscientemente usando a população civil, seja usando-a como escudo humano, ou como oportunidade de manipular a opinião pública”.

Em declaração oficial pelo Twitter, o presidente de Israel, Isaac Herzog, repudiou o ataque, lamentando a morte de civis inocentes: … Que vergonha para os terroristas em Gaza que derramam voluntariamente o sangue dos inocentes. Nunca antes a escolha foi tão clara. Israel está enfrentando um inimigo feito de puro mal. Se você defende a humanidade, o valor de toda a vida humana, você apoia Israel.”