OUTUBRO ROSA – Câncer de mama: o que as mulheres 50+ precisam saber?

Mastologista explica por que o número de casos é maior a partir dessa idade

Apesar de atingir mulheres mais jovens, a incidência do câncer de mama é maior a partir dos 50 anos. De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fato se deve ao acúmulo de exposições ao longo da vida e às próprias alterações biológicas que aumentam com o envelhecimento.

De acordo com Silvia Mendes, mastologista da Hapvida NotreDame Intermédica, existem vários fatores de risco para uma mulher desenvolver esse tipo de câncer e um dos mais significativos é a idade. “Isso ocorre pelas mudanças hormonais que a mulher sofre nessa fase da vida e que é agravada por outros fatores externos como obesidade, sedentarismo, etilismo, cigarro e o uso de terapia de reposição hormonal durante vários anos”, explica.

Assim como as mulheres que já passaram dos 50 anos, as que não tiveram filhos ou ficaram grávidas após os 30 anos e as com histórico familiar de câncer de mama, principalmente na mãe, irmã ou avó, também têm maior risco. “Apesar de ser predominante no sexo feminino, os homens também podem ter câncer de mama, mas apenas 1% deles desenvolverão a doença.”

CUIDADOS

A médica explica que os cuidados indicados às mulheres para prevenir o câncer de mama nessa faixa etária são basicamente os mesmos para prevenir outras doenças: evitar a ingestão de açúcar e praticar

esportes ou alguma atividade física regularmente. “Outra recomendação é não fazer tratamentos hormonais para menopausa durante mais de cinco anos seguidos sem acompanhamento médico. A mulher deve passar pela avaliação clínica com ginecologista ou mastologista e fazer exames periódicos de rotina, como a mamografia anual e o ultrassom das mamas, independente de ter sintomas mamários ou não”, indica.

Sobre a Hapvida NotreDame Intermédica

A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica, em fevereiro de 2022, levou à criação da maior empresa de saúde e odontologia da América Latina. Com 78 anos de experiência a partir das aquisições durante sua história no país, a companhia possui mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 16,1 milhões de beneficiários de saúde e odontologia e têm à disposição a maior rede própria de atendimento com um sistema integrado que conecta as unidades das cinco regiões do país. Todo o aparato foi construído a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde por meio de 85 hospitais, 77 prontos atendimentos, 331 clínicas médicas e 271 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes