Integração e conteúdo qualificado marcam a 9ª Conferência Regional da Advocacia de 2023

Maior encontro itinerante da advocacia paulista contou com a participação de 26 subseções da OAB SP, na edição de Bauru

A Ordem dos Advogados do Brasil seção São Paulo (OAB SP) promoveu, na última sexta-feira (14), mais uma Conferência Regional da Advocacia de 2023 (CRADV23). A nona edição deste ano, de uma série de 14, reuniu cerca de 500 participantes em Bauru. “Nossa intenção é mostrar uma classe unida, que luta pelos mesmos objetivos”, afirmou a presidente da Secional, Patricia Vanzolini, no início do evento.

Além dela, compuseram a mesa de abertura os diretores da OAB SP, Daniela Magalhães (secretária-geral), Dione Almeida (secretária-geral adjunta) e Alexandre de Sá Domingues (tesoureiro); o ex-presidente e membro honorário vitalício da Ordem paulista, Caio Augusto Silva dos Santos; a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP), Adriana Galvão; a presidente da Subseção anfitriã, Marcia Negrisoli; a vice-diretora da Escola Superior de Advocacia (ESA) da Secional, Sarah Hakim; e a presidente do conselho fiscal da OABPrev-SP, Luiza Gouvea. Em sua fala, Marcia externou muita alegria por sediar o maior encontro itinerante da advocacia do Estado.

A 9ª CRADV23 contemplou as subseções de Agudos, Assis, Avaré, Barra Bonita, Bariri, Bauru, Botucatu, Brotas, Cafelândia, Cândido Mota, Cerqueira César, Dois Córregos, Garça, Itaí, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Marília, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Pederneiras, Piraju, Pirajuí, Santa Cruz do Rio Pardo e São Manuel. Somente essas cidades reúnem mais de 16 mil profissionais inscritos na OAB SP.

Em um novo formato, as Conferências Regionais da Advocacia estão mergulhando nas transformações do mercado de trabalho, nos impactos da tecnologia no mundo jurídico e nas relações sociais, e já atraíram cerca de 5,5 mil pessoas ao longo das edições realizadas neste ano. “A Conferência de Bauru foi um sucesso. Reunimos mais de 500 participantes, ouvindo as palestras magnas, que foram ministradas por renomados profissionais da nossa categoria. Também destacamos a grande presença de dirigentes de Ordem da região. Uma advocacia unida, qualificada e fortalecida é essencial para que tenhamos um país melhor e mais justo para o cidadão”, ressaltou a presidente da Secional.

Os eventos são abertos à comunidade, em geral, incluindo estudantes de Direito e entusiastas do universo jurídico. Patricia destacou a relevância desses encontros para todos os interessados: “As Conferências de 2023 têm sido um marco na trajetória da advocacia paulista, possibilitando expandir horizontes e contribuindo para o aprimoramento profissional. Se você é um estudante de Direito, pensa em seguir essa carreira ou tem curiosidade sobre assuntos jurídicos, também é possível participar. Assim como a advocacia já estabelecida, você poderá adquirir conhecimentos valiosos para impulsionar sua carreira”.

Trilhas de aprendizagem

As CRADV23s estão proporcionando atividades dentro do conceito de trilhas de aprendizagem, em que o participante pode, dependendo de seu perfil, acessar os conteúdos mais alinhados com seus objetivos. Entre as trilhas de destaque da última edição estavam “Advocacia Negocial”, “Turbinando a Carreira” e “Igualdade Racial”.

A primeira aula magna foi ministrada pela advogada, professora e escritora, Fernanda Tartuce. Segundo a palestrante, advocacia negocial é um tema desafiador e rico em oportunidades. “A atuação como negociador representa uma nova frente de trabalho para advogadas e advogados, que passam a contar com uma ferramenta adicional de atendimento a clientes”, explicou Fernanda. Após lembrar que “prevalece o negociado sobre o legislado”, a professora enfatizou as importâncias da escuta e da comunicação eficiente para a promoção dos meio consensuais.

A trilha Turbinando a Carreira, que reuniu cerca de 200 participantes, contou com exposições do presidente da Comissão da Jovem Advocacia da Secional, Guilherme Cirilo; do vice-presidente da Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP, Nelson Kobayashi; e da diretora secretária-geral da Ordem paulista. De acordo com Kobayashi, a trilha apresenta um conteúdo voltado para incentivar a inovação na advocacia, com o intuito de colaborar com o desenvolvimento profissional dos participantes. Temas abordados em Turbinando a Carreira: “empreendedorismo legal – a trilha para o sucesso; marketing jurídico – autêntico, ético e eficaz; redes sociais – conquiste audiência por meio de sua autenticidade; conquista e fidelização de clientes – conforme o Código de Ética da OAB e o Provimento 205/2021 do Conselho Federal; escritórios digitais – do zero aos primeiros clientes; gestão de escritórios – profissionalismo, praticidade e eficiência; visual law – a moderna forma de peticionar; tecnologia e inteligência artificial – aprenda a utilizar, sempre a favor de sua advocacia”.

Entre os participantes da trilha sobre Igualdade Racial, estavam o presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem paulista, Irapuã Santana; a vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada da Secional, Ana Carolina Lourenço; a diretora secretária-geral adjunta da OAB SP; e integrantes de comissões de subseções envolvidas na 9ª CRADV23. “Esses encontros são importantes para conhecermos as diferentes realidades da advocacia negra em todas as regiões do Estado”, informou Dione, que complementou: “não tenho dúvidas que nossa classe sairá ainda mais fortalecida, ao término das Conferências”.

Outros temas que estão pautando o cotidiano, como Advocacia Trabalhista e Lawfare de Gênero, foram respectivamente tratados na segunda aula magna, que foi conduzida pelo advogado e professor, Carlos Augusto Monteiro; e na Conferência Regional da Mulher Advogada, que contou com as participações de Patricia, Dione e Ana Carolina.

Universo OAB SP

Além dos diretores da Secional, estavam presentes no evento outros integrantes do Universo OAB SP, como gestores da CAASP, da ESA, da OABPrev-SP, de subseções da região, além de conselheiros secionais.

A próxima edição da Conferência Regional da Advocacia será em São José do Rio Preto, no dia 28 de julho.