Gasto calórico é um dos benefícios do esporte na areia, que cresce no Brasil

Modalidade ainda estimula musculatura e desenvolve o equilíbrio corporal. Conheça outras vantagens

Imagem: Freepik 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que 40,3% dos adultos do Brasil são sedentários. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a ausência da prática de atividades físicas pode trazer prejuízos e riscos à vida. A entidade recomenda que as pessoas pratiquem, semanalmente, entre 150 a 300 minutos de exercício físico de baixa intensidade. 

O esporte na areia é uma oportunidade para as pessoas deixarem o quadro de sedentarismo; a prática tem crescido no Brasil. Pesquisa realizada pela empresa TotalPass indica que a busca por atividades físicas realizadas na areia cresceu 120% por trimestre em 2022. 

De acordo com o professor e educador físico Marcos Antônio Santos, em entrevista ao portal G1, os esportes na areia possuem menores impactos e danos para as articulações, como do joelho e do tornozelo. Além disso, Santos destaca que a maciez da areia atenua o peso do corpo sobre a superfície.

A atividade física realizada na areia ainda aumenta o gasto calórico, tendo em vista que ele pode ser quase duas vezes maior do que nas práticas feitas em outros tipos de superfícies. A areia exige maior força da musculatura devido à demanda por equilíbrio do corpo, aponta Santos.

Em entrevista ao portal Terra, o especialista em ortopedia e traumatologia e em cirurgia do quadril e do joelho, Marco Aurélio Neves, aponta que o fortalecimento da musculatura potencializa a estabilidade e a sustentação do corpo. Essa possibilidade é uma atração para as pessoas que estão iniciando ou voltando a fazer atividade física.

Estudo publicado na National Library of Medicine projeta que as atividades físicas trabalham com regiões específicas do cérebro, principalmente aquelas que envolvem o desenvolvimento da coordenação motora. Esse fator estimula sinapses entre o músculo e o cérebro, podendo retardar ou até neutralizar a chegada do Alzheimer.

Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os esportes estimulam a produção de neurotransmissores, caso da endorfina, o que provoca a melhora do humor e do sentimento de bem-estar. Tais fatores possibilitam a melhora nos quadros de ansiedade e depressão.

Beach tennis é alternativa

Frescobol, beach tennis, corrida, caminhada, vôlei e futevôlei são alguns exemplos de esportes praticados na areia, seja na praia ou em algum centro esportivo. Uma parcela das modalidades é realizada coletivamente, ou seja, possibilitam uma prática coletiva e socializada. 

O beach tennis é praticado por mais de 1 milhão de pessoas atualmente, como aponta a Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Desde que chegou ao Brasil em 2008, mais de 500 mil novas pessoas começaram a praticar essa modalidade esportiva, segundo pesquisa da confederação.

O tênis realizado na areia mescla desafios e estimula articulações envolvidas no tênis tradicional, no vôlei e também no frescobol. O especialista Marco Aurélio Neves ressalta que o maior esforço garante também maior condicionamento físico, com o desenvolvimento da sustentação e da estabilidade das articulações.

De acordo com o professor e doutor Cássio Mascarenhas Robert Pires, entrevistado pelo portal UOL, o beach tennis fortalece as regiões lombar, da coluna, abdominal, braçal e do ombro. Dos 60 minutos da prática média do esporte, 10 minutos são considerados intensos e possibilitam a queima de cerca de 200 calorias. 

Cuidados com esporte na areia

A prática de esporte na areia exige cuidados. Ao Correio do Povo, o professor de Fisioterapia do Centro Universitário Fadergs, Gregório Tapia de Souza, diz que os pontos irregulares e inclinados do solo arenoso, principalmente o da praia, são as razões do alerta. 

A escolha da roupa é outro ponto de atenção, pois uma decisão errada pode interferir na regulação térmica do corpo e no próprio desempenho da atividade. Os conjuntos fitness são uma opção apropriada, tendo em vista que possuem tecidos tecnológicos e compressão adequada.

Tapia indica ainda a realização de aquecimento antes da prática do esporte na areia, pois possibilita o fortalecimento do músculo, a melhora na sustentação e o ganho de estabilidade para as articulações. A caminhada, por exemplo, deve ser feita sobre a areia úmida, pois ela é mais firme e garante maior proteção dos membros inferiores.