Bracell reforça campanha de prevenção e combate à incêndios florestais

Companhia fortalece o projeto “Amigos da Floresta” com canais de atendimento à população para alerta de focos de incêndio, que aumentam em período de seca

 

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, traz como premissa colaborar com as comunidades onde atuam suas operações. Isso se estende também na prevenção e combate à incêndios florestais, sendo pioneira no setor com a implantação de uma central de monitoramento com uso de tecnologia de ponta.

Com uma estrutura robusta, a empresa conta com capacitação da equipe, equipamentos, central de monitoramento com 17 câmeras 360 graus instaladas na base florestal da empresa e um canal 24 horas para receber informações da comunidade sobre focos de incêndio em áreas de eucalipto.

As ações integradas da empresa já surtem resultado: no ano de 2022, a Bracell teve uma redução no total de áreas afetadas pelos incêndios florestais, em comparação aos anos anteriores.

A Central Integrada de Monitoramento, inaugurada no ano passado, é composta por equipes estrategicamente distribuídas em toda a base florestal da empresa no estado de São Paulo, cobrindo cerca de 90% da área de atuação.

As equipes de combate a incêndios da Bracell recebem um treinamento de 40 horas focado exclusivamente em incêndios florestais, o que permite uma atuação mais efetiva em caso de ocorrências. Além disso, a infraestrutura para as ações de combate inclui pick-ups equipadas com kits de combate rápido, caminhões pipa, sopradores, motosserras, abafadores e o apoio de um helicóptero, quando necessário.

A integração entre as equipes da brigada de incêndio e segurança patrimonial é apontada como essencial para o sucesso das ações de prevenção e combate às chamas. Além disso, a empresa também possui o programa Amigos da Floresta, que contempla as equipes de combate à incêndios, relacionamento com a comunidade e segurança patrimonial.

Esses times realizam também a divulgação dos contatos da Bracell às comunidades e promovem a conscientização sobre os riscos de incêndio. Este programa conta com ações contra vandalismo, furto de madeira, caça e pesca ilegal.

A Campanha Amigos da Floresta traz orientações e visa mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos que leve a prevenção de focos de incêndio. Além de crime ambiental, jogar bitucas de cigarro às margens das estradas, usar fogo para limpeza de terrenos, soltar balões, fazer fogueiras e acender velas nas matas são hábitos que podem provocar grandes incêndios que são de grande perigo para fauna e flora, além de toda a comunidade ao redor.

O Gerente de Prevenção e Combate a Incêndio na Bracell, Alex Mário Oliveira Almeida, junto com sua equipe de coordenadores e supervisores destacam a sinergia entre os times: “Nosso foco é a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade dos negócios em parceria com as comunidades e órgãos públicos, pois só assim teremos efetividade nas nossas ações. A nossa prioridade é a vida! Ter o apoio da comunidade nessa missão é muito importante. No combate às chamas, o tempo é algo essencial: quanto mais cedo soubermos da ocorrência, maior as chances de reduzir os impactos do incêndio”, destacou a equipe de prevenção e combate e incêndios florestais.

A comunidade desempenha um papel fundamental, colaborando na prevenção e também relatando focos em áreas de plantio de eucalipto ou mata nativas por meio de um número gratuito de atendimento 24 horas. Portanto, ao avistar um foco de incêndio, o cidadão pode ligar para 0800 709 1490 ou enviar mensagem via WhatsApp para (14) 99652-2565.