“Personagens e Histórias da Medicina no Brasil” – Livro aborda a história da medicina e destaca as descobertas feitas por brasileiros que contribuíram com a evolução do setor

Visando demonstrar as importantes contribuições de profissionais do país para a medicina e a ciência, o projeto disponibilizará diferentes materiais e ferramentas a serem utilizados por professores e estudantes da rede pública de ensino

A pandemia de Covid-19 evidenciou mais uma vez o protagonismo de profissionais da área da saúde na linha de frente, tratando toda a população. Todo médico, enfermeiro, farmacêutico e demais trabalhadores que atuam em hospitais, clínicas e postos de saúde, dentre outros locais, são herdeiros de uma longa trajetória histórica. Ela nos remete ao período do Brasil Colônia, quando teve início essa jornada que se consolidou ao longo do tempo, incluindo inúmeros personagens e personalidades, cujo legado merece ser mais bem conhecido.

A partir deste contexto nasceu o projeto “Personagens e Histórias da Medicina no Brasil”, com o objetivo de destacar a evolução desta área no país e valorizar a atuação e as importantes contribuições de profissionais do setor. A ação se desenvolverá a partir do lançamento de um livro, com tiragem de 1.000 exemplares, que será distribuído gratuitamente para escolas e entidades parceiras, com apoio da equipe educacional da editora Bela Vista Cultural. Serão oferecidos ainda materiais complementares e apresentações para detalhar esta trajetória, trazendo questões relacionadas ao acesso à saúde de qualidade e à promoção do bem-estar individual e coletivo.

“Nessa obra, podemos acompanhar parte da trajetória da medicina, com as descobertas, invenções, conhecer médicos e pesquisadores ilustres, universidades e hospitais, entre outros assuntos da área de saúde. É preciso muitas vezes olhar para o passado, aprender com os erros e acertos, e ver como pudemos superar doenças e epidemias devastadoras. Desde que eu me entendo por gente, sempre quis atuar com a medicina de família e comunidade para estar próxima das pessoas mais necessitadas. A chance de ajudar tanta gente passou a preencher o sentido da minha vida. Eu queria trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), desejava poder fazer mais que curar doenças. Queria olhar o paciente como um todo, escutar com atenção, conhecer cada indivíduo e seguir construindo vínculos fortes e acolhedores”, enfatiza a Dra. Thaís Albuquerque, que assina o prefácio da obra.

Da Mesopotâmia até os dias de hoje – Em sua parte inicial, o conteúdo do livro traz informações sobre a Pré-História e a Antiguidade, mostrando as contribuições de antigas civilizações para a área. Nessa introdução, a obra aborda as primeiras descobertas sobre o corpo humano e apresenta personagens que marcaram época, como Hipócrates, o pai da Medicina.

O capítulo sobre a Idade Média apresenta a Medicina Árabe, a Escola de Salerno (que foi a primeira escola médica europeia), as primeiras universidades e as grandes epidemias desse período. Quando entra na Idade Moderna, a publicação mostra as principais inovações, as novas descobertas sobre fisiologia, as sociedades científicas e os novos fármacos. Já na Idade Contemporânea, registra o surgimento de importantes universidades médicas no mundo, a invenção de aparelhos, anestésicos e cirurgias revolucionárias, entre outros assuntos.

Na sequência a obra mostra como se desenvolveu a medicina no Brasil nos períodos Colonial, Imperial e Republicano, além dos personagens desse tempo. Nesse caso, com destaque para os grandes sanitaristas que na virada do século 19 para o 20 tiveram ações exitosas no combate às doenças tropicais com campanhas de vacinação em massa. Destaca ainda, os grandes nomes da medicina no Brasil, relacionando a importância de suas ações e descobertas no contexto da ciência moderna.

O último capítulo Século 21 apresenta a Medicina preventiva, estilo de vida, manipulação genética, futuro e expectativa de vida. Além disso, mostra as contribuições de médicos brasileiros para a evolução e modernização do setor. No final, a obra traz dicas e orientações relacionadas ao bem-viver para que o leitor e sua família saibam um pouco mais sobre higiene, alimentação, atividades físicas e demais conselhos.

Cartilha pedagógica, acompanhamento educacional e materiais acessíveis – Além da doação de exemplares do livro também será disponibilizada uma cartilha educacional, que será compartilhada com os docentes das instituições de ensino contempladas pelo projeto. Este material trará propostas de atividades multidisciplinares para estudantes de diferentes níveis de ensino, bem como sugestões de filmes, livros e outros conteúdos que os profissionais poderão utilizar como material de apoio em atividades cotidianas.

Ainda serão realizadas apresentações para os diferentes públicos: junto aos docentes, a ideia é a de apresentar os conteúdos com foco em sua utilização em sala de aula; já para os estudantes e o grande público, serão realizadas palestras educativas, mais lúdicas e culturais, visando aproximar a temática do cotidiano do participante.

A obra terá uma versão no formato Daisy, um sistema de livros digitais sonoros que tem o objetivo de permitir o acesso de deficientes visuais ou pessoas com dificuldade de acesso a materiais escritos tradicionais, visando a inclusão deste público no mundo da leitura.

Já o conteúdo das palestras será disponibilizado virtualmente no Youtube, com a participação de um Intérprete de Libras, visando o acesso de deficientes auditivos.

Patrocínio cultural e Parceiros – Com patrocínio da Cirúrgica Fernandes, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto visa contemplar professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio de cursos relacionados às áreas de ciências e biologia. Irá beneficiar ainda o ensino superior, incluindo docentes e alunos de cursos de medicina e afins.

A obra poderá ser adquirida no final de maio na loja online da editora: https://www.belavistacultural.com.br/loja

Sobre a Bela Vista Cultural – A Bela Vista Cultural é uma editora e produtora especializada no desenvolvimento de livros, guias, audiovisuais, exposições e eventos voltados à divulgação de temas contemporâneos em áreas como: Artes Plásticas, Cultura, Educação, Meio Ambiente e Patrimônio. As propostas da empresa estão sempre voltadas à difusão dos assuntos trabalhados junto a entidades de ensino e de cultura, estimulando o diálogo e o caráter educacional dos produtos culturais.