O que é, qual a importância e tipos de Energia sustentável | Azume

A energia sustentável é aquela obtida de fontes naturais que são virtualmente inesgotáveis e possuem um baixo impacto ambiental. Estas fontes são renováveis e não se esgotam, mesmo com o uso contínuo. As mais famosas são a solar e a eólica.

Importância da Energia sustentável

A importância destes tipos de energia não pode e não deve ser subestimada. Elas desempenham um papel fundamental na redução das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera. Dessa forma, ajudam a combater as mudanças climáticas que conseguimos sentir.

Além disso, elas contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente. Garantindo assim, um futuro sustentável para todas as próximas gerações. Bem como, também são oportunidades de economia nas contas de energia.

Tipos de energias sustentáveis:

● Energia solar;

● Energia eólica;

● Energia hidrelétrica;

● Energia biomassa;

● Energia geotérmica;

● Energia das marés e das ondas;

Energia Solar:

A energia solar é gerada a partir da luz do sol e pode ser transformada em eletricidade ou calor. Painéis solares fotovoltaicos convertem a luz solar diretamente em eletricidade, enquanto coletores solares térmicos são usados para aquecimento de água em residências e indústrias.

Energia Eólica:

A energia eólica é produzida pelo movimento do ar, capturado por turbinas eólicas. É uma das fontes de energia mais limpas e sustentáveis, pois não emite poluentes atmosféricos durante sua operação. Grandes parques eólicos são construídos em áreas com ventos consistentes para aproveitar ao máximo essa fonte de energia renovável.

Energia Hidrelétrica:

Sendo obtida a partir do movimento da água, normalmente em rios ou barragens, que são utilizados para girar turbinas, assim gerando eletricidade. Vale salientar, que esse tipo de energia, embora seja considerada sustentável, causa um grande impacto ambiental a sua volta.

Energia Biomassa:

É derivada de materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, madeira e resíduos urbanos, que são queimados ou transformados em biogás para produzir energia.

Energia Geotérmica:

Obtida do calor natural da terra, geralmente em áreas com atividade geotérmica, para gerar eletricidade ou fornecer aquecimento direto.

Energia das Marés e das Ondas:

Utiliza a energia cinética das marés e das ondas do mar para gerar eletricidade através de dispositivos específicos.

Significado do termo Energia sustentável

É um termo utilizado para definir a produção e utilização de energia de maneira que atenda às necessidades atuais de utilização de energia sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem suas necessidades. Nesse sentido, podemos dizer que energia sustentável é aquela obtida de fontes renováveis e que não esgotam os recursos naturais. Garantindo assim sua disponibilidade para as futuras gerações.

Vale destacar que energia sustentável é diferente de energia limpa. Energia limpa é aquela que não causa danos ambientais e preserva o meio ambiente à sua volta. Um caso que pode ser discutido são as hidrelétricas, que apesar de utilizarem uma fonte renovável para gerar energia, causa um grande impacto ambiental para a sua construção.

Em resumo, enquanto a energia limpa está principalmente associada à minimização de impactos ambientais, a sustentabilidade abrange uma visão mais ampla, incluindo sua capacidade de ser mantida a longo prazo naturalmente e sem comprometer os recursos futuros.

Conclusão:

Pensar hoje em dia na utilização destes tipos de energia é uma obrigação, afinal, já estamos sentindo os impactos das mudanças climáticas do nosso planeta. Seja o calor extremo, ou os desastres naturais constantes, já estamos sendo cobrados pelo nosso uso indiscriminado das fontes de energia poluentes.

Cabe a nós mudarmos esse cenário hoje. E a energia solar tem despontado como um dos grandes caminhos para isso. Os investimentos tecnológicos feitos no setor, juntamente com a facilidade de instalação dos sistemas fotovoltaicos que podem ser instalados em qualquer local, tem tornado esse tipo de energia sustentável uma grande esperança de mudança.

Inclusive, a energia solar já está presente e é aceita por boa parte da população em geral, criando oportunidades de negócio e de economia.