Embaixada de Israel no Brasil e StandWithUs Brasil promovem campanha em Brasília alertando sobre crianças feitas reféns pelo Hamas

0 ônibus circularão por 30 dias em Brasília com fotos e nomes de crianças e jovens de 10 meses a 19 anos sequestrados pelo grupo terrorista

Foto: Vidros traseiros de trinta ônibus contarão com imagens de reféns. Objetivo é conscientizar a sociedade sobre as atrocidades realizadas pelo grupo terrorista Hamas.

Com o intuito de sensibilizar a sociedade para o horror dos atos terroristas perpetrados pelo Hamas em Israel, a Embaixada de Israel no Brasil, em parceria com o Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos e a StandWithUs Brasil, iniciou no dia 17 uma campanha em Brasília. Por 30 dias, 30 ônibus da frota União Transporte Brasília circularão pela cidade com fotos e nomes de 30 crianças sequestradas pelo Hamas. 

Os reféns nas imagens possuem idades entre 10 meses e 19 anos. Para André Lajst, presidente-executivo da StandWithUs Brasil, “é importante que informações sobre os reféns sejam amplamente divulgadas, para assim aumentar a conscientização sobre a dimensão do problema. É urgente que a sociedade exija ativamente o retorno de todas essas pessoas o quanto antes”.

Segundo fontes oficiais, durante o ataque terrorista ao território israelense em 7 de outubro, 238 pessoas foram levadas para a Faixa de Gaza como reféns pelo Hamas e grupos apoiadores. Destes, 36 são crianças e jovens – incluindo dez bebês com menos de cinco anos – e 18 pessoas com mais de 75 anos. Os números incluem ainda 119 sequestrados que possuem cidadania estrangeira ou dupla cidadania.

Na semana passada, um acordo de cessar-fogo temporário do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas foi firmado com a mediação do Catar e dos Estados Unidos. O cessar-fogo temporário entrou em vigor na sexta, dia 24, às 7h da manhã (horário de Israel), quando o Hamas liberou os primeiros 13 reféns israelenses em troca da liberação de 39 palestinos. O mesmo aconteceu no sábado (25) e no domingo (26),respeitando uma proporção de três palestinos para cada israelense. Em paralelo, desde o início do cessar-fogo, um cidadão filipino e 17 tailandeses foram soltos pelo Hamas a partir de um acordo separado realizado com o governo egípcio. No domingo, um homem russo-israelense também foi libertado por meio de uma intervenção do governo de Vladimir Putin. Ao todo, 40 pessoas com cidadania israelense foram libertadas até agora.

Quatro membros da mesma família foram soltos: a mãe Chen e os filhos pequenos Gal, 9, e Tal, 11, bem como a filha Agam, 17. O pai, Nadav, e a irmã mais velha, Yam, foram mortos durante o ataque do Hamas ao sul de Israel. Uma mãe de 40 anos também foi libertada junto aos seus três filhos, Ofry, de 10 anos, Yuval, 9 anos, e Oria, 4 anos. Ofry e Oria estão entre as crianças mencionadas na campanha promovida pela Embaixada e pela StandWithUs Brasil, assim como Avigail Idan, libertada no domingo – uma criança de cidadania israelense e americana, de apenas 3 anos de idade, que ficou órfã durante o massacre de 7 de outubro. Outra refém tem 84 anos e foi levada a um hospital em Beersheba em estado grave.

Até o momento, mais de 62% dos 150 palestinos que Israel tem libertado em troca dos reféns sequestrados no dia 07/10 são pessoas que foram presas por cometer atentados terroristas. Pelo menos 177 pessoas inocentes, incluindo israelenses e outros cidadãos estrangeiros, continuam sendo mantidos em cativeiro pelo Hamas.

“Continuaremos trabalhando juntos com nossos parceiros no Brasil e em todo o mundo para aumentar a conscientização sobre o bem-estar das crianças, bebês, mulheres e idosos que foram sequestrados no abominável ataque terrorista do Hamas em 7 de outubro”, diz o Embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine. “Que todos voltem para suas famílias, em Israel e no Brasil”.

Sobre a StandWithUs Brasil

StandWithUs é uma instituição educacional sem fins lucrativos dedicada ao ensino de pessoas de todas as idades sobre Israel, Oriente Médio, e ao combate do extremismo e do antissemitismo, com o intuito de promover a paz na região.​

Com sede em Los Angeles, a organização possui dezoito escritórios em todo os EUA, além de bases no Canadá, Israel, Reino Unido e, desde 2018, no Brasil. Conta também com um centro educacional em Jerusalém e hospeda programas na América Latina, África do Sul, China, Europa e Austrália.

Por meio de campanhas, materiais didáticos e palestrantes, a organização alcança milhões de pessoas em todo o mundo, com uma multiplicidade de plataformas em 18 idiomas diferentes.