Novo semestre, nova carreira: confira 4 profissões que estão em alta em 2023 e que podem representar a chance de uma contratação facilitada e bons salários

O ano está chegando à sua segunda metada e a chance de conquistar o seu emprego dos sonhos pode estar mais perto que nunca

No mundo dinâmico e em constante transformação em que vivemos, a mudança é uma constante inevitável. E quando se trata da vida profissional, a decisão de mudar de carreira pode ser um passo significativo rumo a novas oportunidades e realizações pessoais. Cada vez mais, profissionais estão buscando reavaliar suas trajetórias e explorar novos horizontes, impulsionados pela busca de satisfação, propósito e crescimento.

De acordo com pesquisas recentes, a insatisfação no trabalho tem se mostrado uma realidade para muitos trabalhadores. A falta de sentido, a estagnação e a ausência de desafios são alguns dos motivos que levam pessoas a considerar uma mudança profissional. Segundo um estudo realizado pelo instituto ADP Research em 2022, 4 em cada 5 brasileiros consideram mudar de carreira.

A “geração BANI” – um termo que reflete as características do mundo atual, marcado pela fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensibilidade – tem impulsionado a necessidade de adaptação e reinvenção. Profissões que antes eram vistas como estáveis e indispensáveis têm perdido relevância, abrindo espaço para novas áreas e habilidades demandadas pelo mercado.

Nesse contexto, contar com o apoio de um orientador de carreira pode ser um diferencial importante para aqueles que buscam transicionar com segurança. Empresas como a Refuturiza oferecem serviços especializados, auxiliando os profissionais a encontrar o caminho profissional mais adequado às suas aptidões e aspirações.

Para facilitar essa jornada, é fundamental estar atento às profissões em alta e às tendências do mercado de trabalho. Acompanhar as demandas e as transformações em diversos setores pode abrir portas para novas oportunidades. Por isso, a Refuturiza, plataforma pioneira em empregabilidade, destaca as quatro principais  profissões em alta para o segundo semestre de 2023:

1. Tecnologia: Em plena era da Revolução 4.0, a área de tecnologia se destaca como uma das mais promissoras e em constante crescimento. O desenvolvimento tecnológico não mostra sinais de retrocesso, e profissões como analista de dados, cibersegurança, web designer, UX designer e programador têm apresentado alta demanda no mercado de trabalho.

2. Games: Os jogos eletrônicos conquistaram um espaço significativo na cultura e no entretenimento, ultrapassando barreiras geracionais. A indústria de games continua em expansão, oferecendo oportunidades para profissionais que desejam atuar como game designers, level designers, programadores, animadores e até mesmo testadores de jogos.

3. Jurídico: Embora o Direito seja considerado uma carreira tradicional, algumas áreas jurídicas têm ganhado destaque nos últimos tempos. O direito digital, que lida com questões relacionadas à tecnologia e proteção de dados, o direito contratual, em função dos novos modelos de trabalho, e o setor de compliance e ética no trabalho têm apresentado demanda crescente por profissionais especializados.

4. Recursos Humanos: O papel dos profissionais de Recursos Humanos vai além da seleção e gestão de pessoas. Com o avanço da tecnologia e a busca por ambientes de trabalho mais humanizados, a área de RH tem se reinventado. Profissionais com habilidades em gestão de talentos, desenvolvimento organizacional, diversidade e inclusão têm sido cada vez mais valorizados.

No entanto, é importante destacar que cada pessoa tem suas próprias motivações e aptidões. A escolha da nova carreira deve ser baseada em autoconhecimento, pesquisa e avaliação realista das possibilidades. Uma transição de carreira bem-sucedida requer planejamento, desenvolvimento de novas habilidades e networking.

A mudança de carreira pode ser desafiadora, mas também pode abrir portas para uma nova vida profissional repleta de satisfação e realização. Portanto, se você sente que é hora de explorar novos caminhos, esteja aberto às oportunidades, busque apoio profissional e siga em frente rumo a uma carreira mais alinhada aos seus valores e objetivos. Afinal, a única certeza é que o mundo está em constante transformação, e cabe a cada um de nós acompanhar e se adaptar a essa realidade.