Novembro é o mês de conscientização sobre a saúde do homem

Campanha alerta para a importância da prevenção ao câncer de próstata

Pedro Pajolli -Urologista da Hapvida

Os cuidados com o corpo devem ser mantidos o ano todo, mas, neste mês, a campanha Novembro Azul chega para reforçar a importância de estar em dia com a saúde masculina. O foco é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo mais letal entre os homens no país, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 

Segundo o urologista Pedro Pajolli, da Hapvida NotreDame Intermédica, cuidar da saúde como um todo significa manter um estilo de vida que inclua hábitos saudáveis. “Para isso, deve-se evitar o consumo exagerado de alimentos ricos em gordura saturada, muito presente na carne vermelha; alimentos embutidos, como salame e salsichas; além dos ultraprocessados, como sorvete, bolachas recheadas e outros industrializados considerados vilões para o organismo”.

O especialista recomenda a redução do consumo de açúcar e de álcool e pontua que fumar é um fator de risco que predispõe o organismo a uma série de doenças.  “Também devemos lembrar que praticar uma atividade física regularmente traz muitos benefícios para o corpo. O ideal é manter uma rotina que contemple cerca de 150 minutos de exercícios por semana”, completa Pajolli. 

Importância do diagnóstico precoce

Segundo dados do INCA, estima-se que, no Brasil, 71.730 novos casos de câncer de próstata serão registrados por ano de 2023 a 2025. No entanto, o especialista destaca que, quando diagnosticada de maneira precoce, a doença tem mais de 90% de chances de cura. “Urina no sangue, dor ou até mesmo a parada da saída da urina são sinais característicos. Porém, o câncer de próstata só gera sintomas tardiamente, em estágio avançado. Por isso, o ideal é fazer, no mínimo, uma avaliação anual com o urologista como fator de prevenção”, orienta.

O médico ressalta que a maior predisposição está relacionada à hereditariedade, ou seja, parentes de primeiro grau com câncer de próstata têm duas vezes mais chances de acometimento. “Caso haja dois parentes com a neoplasia, esse risco aumenta em seis vezes. O câncer de próstata também acomete mais os afrodescendentes. Devido a um fator genético, eles têm duas vezes mais risco.”

Prevenção

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens negros ou aqueles com parentes em primeiro grau com câncer de próstata iniciem a avaliação urológica com 45 anos, enquanto os demais devem começar aos 50.

O paciente deve passar pela avaliação do urologista. Na ocasião, deve ser submetido ao toque retal. “Trata-se de um exame rápido (cerca de cinco segundos) e de grande importância, uma vez que a próstata pode ser  mensurada para que seja avaliada a presença de algum nódulo sugestivo de câncer. Sabemos que cerca de 20% dos tumores são diagnosticados apenas por meio do toque”, informa.