Dia Nacional da Ciência: 7 livros infantis para aguçar a curiosidade das crianças

Data foi estabelecida pelo Congresso nacional para estimular a atividade no país

Em 8 de julho, o mundo comemora o Dia Mundial da Ciência, uma data que destaca a importância da ciência na sociedade e o papel crucial que desempenha no avanço da humanidade.

Os conhecimentos gerados por meio da ciência são as maiores conquistas da humanidade, impulsionando descobertas e inovações que moldam o futuro da humanidade. É relevante lembrar que o interesse e a paixão pela ciência muitas vezes têm origem na infância.

Os livros são um ótimo estímulo para envolver as crianças em qualquer assunto, inclusive ciência. Portanto, nada melhor do que fazer uma boa seleção de títulos com abordagens lúdicas e criativas que irão aguçar a curiosidade dos pequenos.

Além de incentivar a leitura, os livros que falam de ciência podem trazer diversos aprendizados importantes. Neles, é possível encontrar temas como a importância da água e da preservação de recursos naturais até informações curiosas sobre os pequenos animais que habitam o nosso planeta.

Para ajudar os pais nesta missão, a bibliotecária do Colégio Marista Anjo da Guarda, Maria Angela Grechaki Dominhaki, fez uma seleção de livros infantis sobre o tema. Confira:

Estrelas e Planetas, de Pierre Winters

Você quer saber tudo sobre estrelas e planetas? Aqui, você terá muitas informações sobre a Terra, a Lua, o Sol, as estrelas e outros planetas. Neste livro há abas com muitas informações sobre o sistema solar, assim a criança pode se transformar numa verdadeira sabe-tudo.

Faixa etária: 4 a 7 anos

Meu Planeta Rima com Água, de César Obeid

Meu planeta rima com água, de César Obeid, não é apenas mais um livro que fala sobre a água: ele dá voz a ela. Um convite em forma de poesia que chama para a reflexão sobre a importância da água e de todos os recursos naturais.

Faixa etária: a partir de 5 anos

A Curiosidade Premiada, de  Fernanda Lopes de Almeida

Glorinha é uma menina muito curiosa. Ela quer saber de tudo. Por que o vento venta? Por que a gente chora quando corta cebola? O que é o arco-íris? Por que a verruga tem cabelinho? Os pais da menina já não aguentam mais tantas perguntas, até que eles acabam descobrindo que a curiosidade pode ser bem importante.

Faixa etária: 0 a 5 anos

Meu Primeiro Livro – Ciência, de Matthew Oldham

Um livro brilhante para introduzir aos pequeninos as maravilhas da ciência, incluindo o corpo humano, as estações do ano, animais, plantas e muito mais! Repleto de fatos fascinantes e conceitos importantes, além de encantadores personagens que introduzem cada assunto de maneira simples e divertida. Inclui também sugestões de experimentos para se fazer em casa.

Faixa etária: ‎ acima de 2 anos

O Superurso, de Nick Bland

Quando o urso encontra uma capa laranja na floresta, ele logo a amarra no pescoço e sai em busca de animais indefesos que precisam de ajuda. O primeiro pedido de socorro vem do elefante preso na copa de uma palmeira. Sua grande missão, porém, será enfrentar um monstrengo assustador que vem devorando as árvores da floresta. O urso terá de usar sua inteligência e empatia para enfrentar seu arqui-inimigo e provar que é um verdadeiro Superurso.

Faixa etária: 3 anos.

Meu Grande Livro de Perguntas – Pequenas Criaturas, de Marcia Duarte Companhone

Por que a aranha não é um inseto? Por que os vaga-lumes emitem luz? Levante as abas e veja as respostas para estas e muitas outras questões intrigantes. Explore o mundo de pequenas criaturas com este divertido livro sobre fatos curiosos.

Faixa etária: 6 anos

Cinco Girafas no Espaço, de Caio Riter

Se você gosta de histórias e de rimas, se acha que fantasia com alegria combina, se gosta de contar estrelas no céu, se acredita que ler é bom pra dedéu, se ama bichos espertos e pescoçudos, se acha que ler é viajar por vários mundos, então te apresentamos este livro legal, tem astronautas e uma nave espacial, nela se encontram cinco girafas, cinco Marias, elas viviam no espaço, ora essa, quem diria. E se você quer saber o que depois acontece,

Abra este livro e a viagem da leitura comece: Ué, mas como podem caber cinco girafas num foguete?

Faixa etária: de 3 a 6 anos