Projeto de alunos da ETEC Cidade do Livro é semifinalista em competição da Samsung

Na foto, os alunos da ETEC Cidade do Livro responsáveis pelo desenvolvimento do projeto

Levar mais sustentabilidade aos viveiros utilizados no cultivo de mudas. Com este objetivo, um projeto desenvolvido por alunos do curso técnico de Química integrado ao Ensino Médio da ETEC Cidade do Livro, é um dos vinte semifinalistas do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung, que em 2021 acontece em 35 países. A iniciativa busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas públicas. No Brasil, é realizado desde 2014, com abrangência nacional.

“Quero parabenizar os alunos e professores envolvidos com o projeto. O programa, além de incentivar a experimentação científica dos alunos mostrando que eles também podem criar novos produtos e tecnologias, também colabora a preservação do planeta, sugerindo soluções ambientalmente corretas e sustentáveis. Seguimos na torcida”, disse o prefeito Anderson Prado. O projeto desenvolvido prevê a substituição dos recipientes de plástico utilizados para cultivar as mudas nos viveiros, os tubetes, por um modelo biodegradável, feito a partir de borras de café e bagaço de cana, dois resíduos encontrados em abundância no Estado de São Paulo.

“Além de diminuir o estresse físico da planta durante o transplantio, que é a transferência da muda do tubete para o local definitivo de plantio, o recipiente biodegradável evita o descarte do plástico no meio ambiente porque vai para a terra junto com a planta, podendo ainda enriquecer o solo”, explica Maria Eduarda Lopes, uma das estudantes responsáveis. Ela desenvolveu o projeto junto com os colegas Ana Cecilia dos Santos, Janaina Ferraz, Júlia de Matos e Leonardo Fraga. O grupo teve as professoras Viviane Léo e Luciana Hueb como orientadora e coorientadora, respectivamente. Os dez finalistas do Prêmio Respostas para o Amanhã serão divulgados no dia 8 de outubro. “É com orgulho e satisfação que a Etec Cidade do Livro parabeniza professores e alunos por esse projeto! São iniciativas como essas que despertam talentos, talentos despertam ideias e ideias transformam o mundo!”, pontuou a diretora da ETEC Cidade do Livro, Roseli Sbaraglini.

 

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista