Bracell realiza 1º embarque de celulose no terminal STS 14A do Porto de Santos

Navio carregado com 58 mil toneladas de celulose deixa o Porto com destino à China

A Bracell, uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, realizou no dia 26 de novembro, o primeiro embarque de celulose do terminal STS 14A localizado no Porto de Santos (SP). O navio, carregado com 58 mil toneladas, partiu com destino às cidades de Qingdao e Changshu, ambas na China, em uma viagem que deve ter de 55 a 60 dias de navegação, chegando em solo asiático em 2022.

Com a presença do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas e de outras autoridades locais, a inauguração do terminal consolidou um novo conceito de logística voltado ao melhor aproveitamento do uso das áreas do Porto de Santos, fazendo com que o terminal STS 14A movimente 1,6 milhão de toneladas de celulose na fase temporária. “Este terminal marca a mudança de concepção do Porto de Santos. Hoje estamos prestigiando o primeiro embarque de celulose da Bracell. É o Brasil ficando cada vez mais competitivo, ganhando eficiência logística”, disse o Ministro.

Alberto Pagano, Head de Supply Chain da Bracell São Paulo, também presente no evento, ressaltou a grandiosidade do projeto. “O terminal STS 14A tem um galpão com 16 mil m² e a capacidade de armazenagem de 45 mil toneladas. Trata-se do maior galpão lonado do Brasil, com 385 metros de comprimento”, diz o executivo.

Com a conclusão do Projeto Star, a celulose produzida na nova fábrica da Bracell em Lençóis Paulista, interior de SP, passou a demandar uma complexa operação logística. A carga é transportada da fábrica até o Terminal Intermodal de Pederneiras (SP) em caminhões. Lá são carregadas em vagões que percorrem cerca de 510 km pela ferrovia até chegar nos Terminais operados pela Bracell no Porto de Santos (STS14A e T131415).

“As obras do terminal STS 14A, iniciadas em julho e concluídas em apenas cinco meses, foram realizadas em tempo recorde: apenas um ano após a assinatura do contrato, em novembro de 2020” destacou Pagano. Sua operação é responsável por movimentar a economia local e regional, gerando mais de 550 empregos diretos e terceirizados em Santos e nas cidades por onde passa o trajeto logístico da Bracell.

 

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos.