Lençóis Pta – Projeto Arte Teatral em Cena promove aulas de teatro e montagem de espetáculo de graça em Lençóis Paulista e região

O Projeto Arte Teatral em Cena está promovendo um curso gratuito de artes cênicas para estudantes de 12 a 18 anos da rede pública de ensino de Lençóis Paulista e região. Além das aulas de teatro, o programa contempla a montagem de um espetáculo e um workshop de jogos teatrais. As aulas se iniciam neste mês.

As atividades serão realizadas no Espaço Teatral Atos & Cenas, na Av. 9 de Julho, 1.735, em Lençóis Paulista. Serão duas turmas, com 20 vagas cada: uma com aulas aos sábados, e outra com aulas às terças e quartas. O projeto terá duração de 48 semanas e carga horária de 160 horas, que compreendem todo o processo de formação para as diferentes funções de uma montagem teatral.

“Vamos desenvolver as habilidades teatrais com foco no corpo, na voz, no contato através do olhar e na postura corporal, buscando estimular a percepção com objetivo de humanizar as práticas, direcionando a questão física e emocional para a comunicação. O primeiro embasamento, então, é o trabalho de identidade física, de voz e de ideias, que os permitirá se reconhecer de forma diferente quando subirem no palco”, explica Nilceu Bernardo, diretor artístico da Cia Teatral Atos & Cenas, que fará toda a orientação técnica e artística do projeto.

Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da B3 – A bolsa do Brasil, o Arte Teatral em Cena tem realização da Cia Teatral Atos & Cenas, Girassol Caminhos Criativos e do Ministério da Cultura.

“Em seus mais de 130 anos de história, a bolsa de Valores do Brasil assumiu um compromisso de deixar um legado histórico e cultural para o nosso país. Por isso, ao apoiar projetos como esse, queremos não apenas democratizar o acesso à cultura, mas também trazer a arte cada vez mais para perto dos brasileiros”, afirma Bruna De Caro, superintendente de Marca e Marketing da B3.

A proposta é oferecer oportunidade de formação artística para os adolescentes, possibilitando a ampliação do repertório artístico-cultural, o desenvolvimento criativo, cognitivo e social, maior consciência corporal e aprendizagem do ofício de ator e dos técnicos teatrais. Sem contar que também contribui com a formação de público.

“É uma formação ampla de teatro, o projeto traz diversos ensinamentos sobre o processo de produção teatral – como direção e construção de figurinos e cenários – que proporcionam uma visão completa desse mercado”, ressalta Andressa Sirino, gestora da Girassol Caminhos Criativos.

No término das aulas, os estudantes devem montar um espetáculo teatral que terá duas sessões gratuitas, no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti. “Essa construção coletiva também será muito benéfica. Especialmente no pós-pandemia, essa prática tem se mostrado como uma urgência para os adolescentes, já que muitos enfrentaram grande dificuldade para atravessar esse período de isolamento”, comenta.

Para o diretor artístico da cia teatral, que já tem 35 anos de atividade, um projeto como esse traz contribuições para toda a sociedade. “Na medida em que você entende quem é e reconhece sua identidade, suas contribuições vão além de você mesmo. Como o projeto reunirá estudantes de várias escolas, cada um vai multiplicar esse movimento em seu entorno e as qualidades culturais serão ampliadas. A cultura estimula o respeito às diferenças, o que contribui sobremaneira para o fortalecimento da sociedade, com suas múltiplas diversidades culturais. Certamente, os benefícios serão expandidos”, finaliza Nilceu.