Lençóis Pta – A Hora do Conto completa 20 anos com edição especial de aniversário

Projeto promove a partir deste mês, contação de história e oficinas gratuitamente

O projeto A Hora do Conto completou 20 anos, e para celebrar o aniversário, contará com uma programação de atividades que inclui mais de 200 contações de histórias para crianças, além de oficinas para educadores, programas de rádio e uma exposição dos figurinos utilizados desde sua criação. Toda a programação é gratuita e abrange as cidades de Lençóis Paulista, Macatuba e agora também São José do Rio Preto. As atividades começam neste mês.

A edição especial de aniversário conta com 210 sessões de contação de histórias para crianças nas três cidades mencionadas, oficinas de contação de histórias, vídeos com assuntos relacionados ao tema da leitura e, ainda um programa de rádio, que chamará “A Hora do Conto no Rádio”, com assuntos ligados ao projeto e à leitura. As duas primeiras contações ocorrerão no dia 30 de maio, às 8h e 8h45, na EMEF Profª Idalina Canova de Barros, para o Ensino Fund. I.
Em contrapartida, será realizada a Exposição “Personagens que contaram”, com parte dos figurinos utilizados nos 20 anos do projeto. A mostra permanecerá durante 30 dias no saguão do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista. A expectativa é receber cerca de mil visitantes. O cronograma da programação será divulgado tão logo seja finalizado, no Instagram @ahoradoconto_lp e no Facebook /ahoradocontolp.
Idealizado por Leda Fernandes, o projeto conta com o patrocínio exclusivo da Lwart Soluções Ambientais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A Coordenadora de Responsabilidade Social da Lwart, Rosana Otsubo, destaca a responsabilidade socioambiental da empresa nos projetos que incentiva: “Acreditamos que uma das formas de cuidar do futuro é promover a transformação através da educação, apoiando projetos que beneficiam pessoas e comunidades e estimulem o incentivo à leitura e o respeito ao meio ambiente. É assim que seguimos, transformando o hoje e rumo a um futuro mais sustentável para as futuras gerações”, afirma.
A conquista de recursos possibilitou a ampliação do número de histórias, o aumento do número de alunos que participaram e a inovação de figurinos, cenário e sonoplastia. Desde o início, A Hora do Conto já beneficiou mais de 87 mil crianças com incentivo à leitura por meio da contação de histórias.

A realização de um sonho
A iniciativa nasceu a partir de uma inquietação de Leda, que tinha o sonho de transformar a “Cidade do Livro”, como Lençóis Paulista é conhecida, em uma cidade de leitores. “Sempre frequentei bibliotecas, mas não via muitas crianças ali. Então, pensava – de que adianta ter mais livros do que habitantes, se aqui não tem muito leitor? Foi assim que decidi oferecer à Diretoria de Cultura da época uma ação para incentivar crianças a conhecerem os livros, aprender a cuidar deles e frequentar mais os espaços de leitura e bibliotecas que a cidade dispunha”, explica Leda.
O projeto foi acolhido imediatamente, mas ainda havia um problema: faltavam recursos para implementá-lo, por isso, Leda se dispôs a realizá-lo voluntariamente. Formada em Letras e Artes Cênicas, não teve dificuldade para colocar em prática sua proposta. Com o passar dos anos, foi aprimorando sua formação e sua técnica. Cursou outra graduação – desta vez em Pedagogia, Pós-graduação em Metodologia do Ensino da Arte e entrou na Pós-Graduação em Gestão Escolar.
“Sempre fui apaixonada por literatura, desde criança amava livros, até por isso passava horas na biblioteca. Então, quis juntar a experiência em sala de aula com o teatro, para permitir que outras pessoas também viajassem pela leitura como eu fazia”, relata.
E deu certo! A procura por livros dobrou, a conservação das obras melhorou e a frequência aos locais de leitura aumentou. Além de promover esse contato com livros e histórias, estimulando o prazer pela leitura nas crianças, jovens, pais e professores, o projeto também disponibiliza aos interessados ferramentas indispensáveis na arte de contar histórias, levando informação, entretenimento, histórias e diversão para o público de Lençóis Paulista e da região.
Leda passou a receber inúmeros retornos também das crianças. “Isso é o que sempre me manteve no projeto, porque o retorno da criança é imediato. As histórias criam vínculos e as crianças se identificam, o que facilita a expressão de seus sentimentos. Nunca me esqueço de uma vez em que contava a história de Flicts, de Ziraldo, quando uma criança que levantou do meio da turma e veio até a frente gritando: ‘Eu também me sinto assim, eu também sinto isso’. Foi um baque e uma emoção forte para todos”, finaliza Leda.

Atualmente, a equipe conta com quatro pessoas:

Leda Fernandes – idealizadora, produtora, contadora de histórias e diretora geral Adriane Medola – musicista

Nilceu Bernardo – figurinista, cenotécnico e diretor artístico

Thiago Cardinali – fotógrafo