Unidade móvel dá suporte a trabalho no campo com refeitório, oficina e escritório

Empresa de Bauru, especializada em veículos adaptados, produz semirreboque para apoio a trabalhadores em florestas de eucalipto

São 45 metros quadrados nos quais estão distribuídos refeitório, banheiros, oficina, escritório e toda a estrutura necessária ao funcionamento, como reservatórios de água e energia elétrica. A unidade de apoio a operários que trabalham em plantações de eucalipto foi construída sob rigorosas regras de segurança e habitabilidade para dar todo o suporte necessário aos que atuam nas florestas da Bracell, a gigante fábrica de celulose em Lençóis Paulista, interior de São Paulo. A tarefa de realizar o projeto do chamado módulo de colheita foi confiada à Athos Brasil, que já produziu outras unidades móveis de apoio para a fábrica.

O módulo de colheita é um semirreboque com 15 metros de comprimento, 2,6 de largura e 4,20 de altura, com planta desenhada para atender às necessidades dos funcionários: escritório com mesas e computadores que têm autonomia de até dois dias para evitar perda de dados; refeitório com mesa para dez lugares, oficina para afiação de equipamentos, almoxarifado, sala para mangueiras e uniformes, banheiros masculino e feminino, quadros de avisos e TV. O ambiente é climatizado e toda a estrutura tem isolamento térmico e acústico.

Os cuidados são vários. Por exemplo, as portas são vedadas com borracha anti-infiltração e semelhantes às de aviões, com degraus acoplados na parte interna, feitos com duralumínio antiderrapante; elas abrem automaticamente com acionamento por botão e sistema hidráulico; e o mobiliário, como mesa e cadeiras, é fixado no piso para evitar deslocamento durante o movimento do veículo.

“A Bracell trouxe o projeto com as especificações dos ambientes, materiais e algumas outras, como a tensão elétrica, reservatório de água. E nós da Athos fomos ajustando dentro das melhores opções”, diz o engenheiro Paulo Henrique Braga, que atua no setor administrativo da Athos Brasil. Segundo ele, cada semirreboque desse tipo leva, em média, até três meses para ser concluído.

A empresa de Bauru (SP), especializada em veículos adaptados para variados fins, já entregou quatro veículos adaptados à Bracell e outros dois estão

sendo produzidos. Entre eles, um trailer ferramentaria, que serve de oficina para conserto de equipamentos, e uma unidade que serve de estação para recarga e monitoramento de drones. Já os módulos de colheitas, a Athos produziu dois e outros dois serão entregues até o fim deste ano à fábrica de celulose, que em abril anunciou a construção de uma fábrica de papel, com investimento de R$ 2,5 bilhões.

“É uma satisfação para Athos Brasil poder participar, com o fornecimento das unidades móveis, do crescimento econômico e do desenvolvimento social que os expressivos investimentos da Bracell trarão não apenas para Lençóis Paulista e região, mas também para todo o Estado de São Paulo e para o País. Encaramos também como um reconhecimento à qualidade do trabalho desenvolvido pela empresa”, avalia Robson Igepi, diretor-executivo da Athos Brasil.

Sobre a Athos Brasil

Fundada em 2001 e com sede própria em Bauru, a Athos Brasil projeta e produz unidades móveis para atender às mais diversas necessidades do mercado. A empresa possui uma equipe de especialistas preparada para tirar do papel os projetos empreendedores de seus clientes, auxiliando em suas operações diárias com o uso de veículos inteligentes e funcionais. Os veículos produzidos pela Athos Brasil respeitam a todas as normas técnicas vigentes, atendendo na íntegra a legislação brasileira. Foi a primeira do setor a receber o certificado ISO 9001, que faz com que o seu sistema de gestão de qualidade seja reconhecido mundialmente. Para mais informações acesse https://athosbrasil.com.br.