Pós-Natal: como aproveitar as sobras da ceia e preparar pratos balanceados na última semana do ano

Nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, ensina a armazenar o que sobrou do cardápio natalino para montar composições menos calóricas e saborosas

Natal é também sinônimo de mesa farta e cardápio variado. E, para evitar o desperdício pós-ceia e aproveitar as sobras, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, dá dicas de como armazenar o que sobrou da comemoração e compor refeições balanceadas para a última semana de 2022.

Os alimentos não consumidos na ceia, explica Renata, em geral podem ser ingeridos em até 72 horas se forem armazenados sob refrigeração. Para evitar desperdícios e também a sensação de ter que comer tudo de uma vez para que não estraguem, a dica da nutricionista é congelar os produtos, que, dessa forma, duram até 30 dias. No entanto, Renata lembra que ao serem descongelados, precisam ser consumidos, por isso, ela indica o congelamento em porções menores para que sejam retiradas aos poucos. “E devemos armazenar em recipientes tampados ou sacos e embalagens próprios para alimentos”, alerta.

“Sempre temos sobra de carnes, sejam aves, carne suína ou bovina assadas. Elas podem ser congeladas em porções menores e usadas ao longo da semana ou até do próximo mês, acompanhadas de uma boa salada, legumes refogados e arroz ou algum tubérculo”, orienta a nutricionista.

As carnes, suínas, bovinas e de aves, se forem desfiadas, podem ser usadas no preparo de escondidinho, fricassé, panqueca e recheio para sanduíches com saladas, como o tradicional sanduíche de pernil desfiado. Outra opção é usar as carnes de aves desfiadas, com legumes picados, para fazer salpicão, arroz de forno e recheio de tortas caseiras, feitas com massa de liquidificador.

A maionese de legumes deve ser congelada em porções menores e descongelada aos poucos para que tenha maior validade. Já as massas podem ser congeladas ou consumidas ao longo da semana, acompanhadas de carnes e vegetais variados, assim como as farofas.

Para equilibrar o consumo e não comer calorias em excesso por vários dias, Renata alerta que é importante o reforço dos vegetais nos pratos. São eles que vão ajudar a dar volume na refeição e favorecer a saciedade.

“Metade do prato precisa ser composto por vegetais, entre legumes e verduras variados, crus e cozidos”.

A dica da nutricionista é preparar legumes assados ou grelhados, temperados com ervas naturais, ou fazer uma salada de folhas, o que acaba sendo um jeito prático de complementar a refeição, compondo com os itens que sobraram da ceia. “Para facilitar, vale a pena comprar legumes, verduras e frutas já higienizados e, muitas vezes, já cortados, que vão economizar tempo na cozinha. Mas é importante se atentar à quantidade na hora da compra para que o alimento seja consumido dentro do prazo de validade”, diz Renata.

Ela lembra que as frutas, muito usadas para a decoração da mesa na ceia de Natal, frequentemente não são consumidas nessa refeição. Para evitar o desperdício, Renata diz que é importante organizar o consumo ao longo da semana, priorizando as frutas que já estejam cortadas, como o abacaxi e o melão, por exemplo, seguidas pelas mais delicadas, como as cerejas e os pêssegos. “Para quem vai viajar, as frutas também são boas opções de lanches durante os trajetos das viagens”, lembra.

Renata alerta que se for levar alguma preparação nas viagens, o cuidado com o armazenamento durante o transporte é fundamental. “Bolsas e caixas térmicas com blocos de gel congelados garantem a refrigeração por algumas horas, dependendo da qualidade do recipiente em que armazenamos os alimentos. O ideal é não levar sobras para ambientes como praia e acampamentos, pois o risco de ocorrer mau armazenamento favorece que o alimento estrague com mais facilidade e pode aumentar o risco de intoxicação alimentar”.

A nutricionista ensina três receitas para aproveitar as sobras da ceia.

Risoto com tender

½ litro de caldo de legumes caseiro

4 colheres de sopa de manteiga com sal

1 cebola média ralada

1 xícara de chá de arroz arbóreo

1 xícara de chá de vinho branco seco

2 xícaras de chá de tender desfiado ou em cubos bem pequenos

Sal a gosto

Queijo parmesão fresco ralado a gosto para polvilhar

 

Modo de preparo:

Aqueça o caldo de legumes em uma panela e reserve. Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola até que fique transparente. Adicione o arroz e refogue por mais 3 minutos. Adicione o vinho e cozinhe mexendo até evaporar. Adicione o tender e uma concha de caldo de legumes. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre. Quando o arroz começar a secar, adicione mais caldo de legumes, uma concha de cada vez, até que o arroz fique al dente. Acerte o sal, conforme sua preferência. Desligue o fogo e sirva com o queijo parmesão polvilhado.

 

 

Salpicão de peru

2 xícaras de chá de peru desfiado

1 xícara de chá de cenoura ralada

½ xícara de chá de azeitonas pretas picadas

1 maçã média picada em cubos

Suco de 1 limão

2 colheres de sopa de salsa picada

1 e ½ xícara de chá de creme de leite fresco

1 colher de sopa de mostarda

2 xícaras de chá de batata palha

Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Misture delicadamente todos os ingredientes, deixando a batata palha para cobrir a preparação. Deixe na geladeira por 2 horas antes de servir.

Farofa de arroz

½ xícara de chá de bacon picado

½ cebola picada

½ pimentão verde picado

1 cenoura média ralada

½ xícara de chá de azeitonas picadas

2 xícaras de chá de arroz cozido

2 tomates picados

1 xícara de chá de farinha de mandioca

2 colheres de sopa de salsinha picada

Sal a gosto

 

Modo de preparo:

Aqueça o bacon em uma panela e deixe dourando. Acrescente a cebola, o pimentão, a azeitona e deixe refogar. Adicione o arroz, a cenoura ralada, a salsinha, o tomate e a farinha de mandioca. Misture delicadamente e desligue o fogo em seguida. Acerte o sal, se necessário, e sirva.

SOBRE O OBA HORTIFRUTI – A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, o Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Já foi premiada duas vezes pela Folha de S. Paulo, na pesquisa Top Of Mind, como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria hortifrúti, pela edição da revista Veja Comer & Beber, como o estabelecimento mais amado pelos paulistanos e também no ranking IBEVAR — FIA 2020, como uma das empresas mais eficientes do varejo brasileiro.

Atualmente, a marca possui mais de 70 lojas espalhadas pelos Estados de São Paulo, Goiás e Distrito Federal.

Com mais de 40 anos de história, o Oba expandiu sua atuação no mercado com setores de frios e laticínios, açougue, adega, mercearia, importação própria, pré-lavados, lanchonete, floricultura, padaria e restaurante, que complementam o setor de hortifrúti.