Mudanças nas prioridades dos profissionais levam empresas a repensarem propostas e benefícios

Relação com o empregado, que antes era de controle, virou conciliatória; saúde mental, tempo livre e bem-estar são principais desejos dos colaboradores

Há tempos que o salário não é o único fator decisivo para muitas pessoas permanecerem ou aceitarem um novo emprego. Com diversas mudanças de hábitos, compromissos e prioridades nos últimos anos, os trabalhadores têm procurado  posições que ofereçam um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, além de outros tipos de benefícios, principalmente ligados à saúde. Uma pesquisa do Instituto Ipsos mostrou que 61% das pessoas buscam bem-estar no trabalho, em especial sob a forma de cuidados com saúde mental e física e na prevenção do burnout. 

Para Jéssica Silva, Psicóloga da 3778, empresa especializada em saúde corporativa e análise de dados com auxílio de inteligência artificial, novos tempos exigem novas atitudes por parte dos empregadores. “O trabalhador e suas necessidades estão agora no centro de tomadas de decisão de gestores de RH, que ganham um papel cada vez mais estratégico nas empresas. Por isso, é importante estarem atentos a essas transformações do mercado para que passem a oferecer os benefícios mais atrativos para uma nova geração de colaboradores”, comenta Jéssica.

Pensando em ajudar as organizações, a Psicóloga da 3778 separou alguns dos benefícios mais populares e explicou por que eles são tão desejados ultimamente. Confira:

Cuidados com a saúde mentalUma pesquisa realizada entre os clientes da 3778 apontou que 78% dos afastamentos médicos de 2021 e 2022 foram por transtornos mentais. Infelizmente, o trabalho pode ser uma fonte de estresse, ansiedade e outras condições que afetam a saúde mental. Por isso, muitas pessoas vêm priorizando serviços que se preocupam com essa questão.

“A preocupação com a saúde mental é uma bandeira já consolidada deste século. Por isso, criar políticas e estratégias para cuidar dos colaboradores é mais que um benefício, passou a ser pré-requisito, em muitos casos. A promoção de atividades físicas e meditação, a oferta de acompanhamento psicológico, a promoção de um ambiente de trabalho saudável e programas periódicos de treinamento são alguns exemplos. A 3778 vem ajudando muitos negócios com a implementação e/ou gestão de linhas de cuidado para melhorar esses indicadores, reduzindo custos de afastamentos, melhorando o bem-estar e a produtividade”, explica Jéssica.

Tempo livreConciliar questões pessoais sem se desgastar no trabalho é um dos maiores desafios. Um sempre impacta o outro; por isso, a busca por esse equilíbrio está em alta. Hoje, já se fala muito da semana de quatro dias, um modelo que proporciona às pessoas terem mais tempo para se dedicar a si mesmas. A Microsoft testou a semana de quatro dias em seus escritórios, por cinco semanas. Todas as sextas feiras eram livres de trabalho, porém, remuneradas. O estudo apontou um aumento de 40% na produtividade, maior satisfação entre os funcionários e redução de diversos custos. “Este tipo de estratégia pode ser uma das soluções para que os funcionários não sintam que estão dedicando todo seu tempo ao trabalho”, comenta a especialista. Educação financeiraCaos financeiro causa estresse significativo na vida do trabalhador, o que impacta diretamente em sua produtividade. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com Opinion Box, 86% das pessoas com dívidas relataram dificuldades em dormir, 74% enfrentavam dificuldades para se concentrar nas tarefas diárias e 61% tiveram crises e ansiedade ao pensar nas dívidas. Por isso, é muito importante que as empresas, por meio do RH, pensem e ofereçam benefícios visando ajudar seus colaboradores a minimizar preocupações e sentimentos em relação às finanças. Sobre a 3778Fundada em 2018, a 3778 é a maior healthtech independente do Brasil, com foco na saúde corporativa através do uso de Inteligência Artificial para análise de dados. Com ferramentas tecnológicas de última geração, auxiliam na gestão e eficácia da jornada do paciente, integrando dados de saúde de empresas e convênios. Também contam com um time de especialistas da saúde que realizam atendimento aos colaboradores, otimizando recursos e propondo soluções para tratamentos, antecedendo problemas e reduzindo custos de operações. Em 2021, a 3778 foi reconhecida pelo Distrito Awards como a Melhor Healthtech e a Melhor Aposta para 2022.