Exposição gratuita de figurinos celebra os 20 anos do projeto A Hora do Conto

“Personagens que contaram” pode ser vista no Saguão do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti

Visualização da imagemUma jornada única através das páginas da história e da imaginação. Assim é a exposição “Personagens que Contaram”, que promete levar os visitantes a uma emocionante viagem no tempo, explorando os figurinos criados por Nilceu Bernardo e que deram vida aos personagens interpretados por Leda Fernandes ao longo dos 20 anos do Projeto A Hora do Conto – 20 anos fazendo histórias!

Sediada no Saguão do Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençóis Paulista, a mostra terá, ainda, oito sessões semanais de contação de histórias, que ocorrerão às terças, às 8h e 8h45; quartas às 8h, 8h45, 13h e 13h45; e às sextas às 13h e 13h45. “Flicts”, de Ziraldo, e “Cadê meu travesseiro”, de Ana Maria Machado foram as histórias escolhidas para esses encontros presenciais.

Os entusiastas de narrativas e apreciadores de arte terão a oportunidade de mergulhar em uma experiência única, explorando os principais figurinos que incluem uma combinação de peças como calças, blusas, chapéus, perucas, vestidos e cintos. A exposição conta com um monitor durante todo período, acessibilidade ao espaço e intérprete de libras, quando solicitado. A monitoria também faz a mediação com a visita tátil aos figurinos, para pessoas com algum tipo de deficiência visual.

“São figurinos desde a primeira edição do projeto A Hora do Conto, quando a Leda iniciou as contações como a emblemática Emília, do Sítio do Pica-Pau-Amarelo, com aquele conhecido vestido vermelho e amarelo que foi a última versão da personagem apresentada pela TV, passando por outros personagens icônicos, que através de suas vozes contavam histórias temáticas”, relata Nilceu Bernardo, diretor artístico, figurinista e curador da mostra. 

Cada traje carrega consigo a história de uma contação cativante. “Estão expostas muitas das peças usadas. E por meio desta cronologia é possível entender o quanto o projeto enriqueceu e consolidou sua identidade ao longo de duas décadas de atividades”, ressalta.

A evolução do projeto poderá ser testemunhada na exposição, que segue até o dia 13 de setembro e tem entrada gratuita. “Personagens que Contaram” não é apenas uma celebração dos figurinos e das histórias encantadoras que eles ajudaram a contar, mas também um testemunho do compromisso apaixonado de Leda Fernandes e Nilceu Bernardo em estimular crianças e jovens no universo cultural e de educação. 

“É um projeto muito potente, tem uma escolha e prazer em ser feito, tem pesquisa para que seja coerente com as faixas etárias e com os temas sociais de cada tempo. Esse revisitar é um mergulho numa história que me enche de orgulho por estimular crianças e jovens neste universo fundamental da leitura, da imaginação e da Cultura, com muita arte e paixão”, finaliza o curador. 

O projeto A Hora do Conto – 20 anos fazendo histórias! tem patrocínio exclusivo da Lwart Soluções Ambientais, e é realizado pelo Ministério da Cultura e Leda Fernandes, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio das Secretarias de Educação e Cultura de Lençóis Paulista. A exposição também tem apoio da ALIC – Associação Lençoense de Incentivo à Cultura.

 

SERVIÇO

Exposição “Personagens que contaram”

De 10/08/23 a 13/09/23

De Segunda a Sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h

Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, Lençóis Paulista

 

Contações de histórias

Terças – às 8h e 8h45

Quartas – 8h, 8h45, 13h e 13h45

Sextas – 13h e 13h45