Engenheira que lutou pela erradicação do amianto recebe Diploma de Mérito do Crea-SP

Homenageada é membro da Academia de Letras, Ciências e Artes da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP)

A engenheira civil e de segurança do trabalho Fernanda Giannasi, recebeu, no dia 7 de dezembro, o Diploma de Mérito do Crea-SP – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. A homenagem é concedida anualmente a profissionais e pessoas jurídicas que tenham se destacado por suas ações em prol da área tecnológica.

A diplomação de Fernanda Giannasi foi um reconhecimento à sua trajetória de 30 anos como auditora fiscal no Ministério do Trabalho e Emprego em São Paulo, com destaque para sua luta pela erradicação do amianto. Na função pública, ela atuou na inspeção das condições de saúde e segurança no trabalho, com ênfase na insalubridade, letalidade e periculosidade de agentes cancerígenos, como o amianto, substâncias nucleares e sílica, e tóxicos, como os poluentes orgânicos persistentes.

A engenheira, também fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (Abrea), é ocupante da cadeira número 5 da Academia de Letras, Ciências e Artes (ALCA), da AFPESP. O presidente desta entidade, Artur Marques, salienta ser muito justo o reconhecimento do Crea-SP ao relevante trabalho de Fernanda Giannasi. “Para nossa associação é uma honra e uma grande alegria a homenagem prestada à acadêmica da ALCA, que merece nosso aplauso”.

O dirigente ressalta, ainda, que a trajetória da engenheira evidencia o significado do funcionalismo público perante a sociedade, na prestação de serviços fundamentais para que a população tenha acesso à saúde, educação, segurança, justiça, assistência nas áreas trabalhista e social e em tantas outras atividades. “Por isso, ficamos felizes quando se reconhece esse tipo de contribuição, como está fazendo o Crea-SP”, afirma.  

Sobre a AFPESP

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há nove décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com mais de 240 mil associados. Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 19 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.