Copa do Mundo e suor excessivo: quando transpirar demais pode ser um problema?

Situações de tensão e de ansiedade podem piorar a condição e merecem atenção do paciente 

  Suar é normal. A transpiração é um mecanismo fundamental para a regulação constante da temperatura corporal. Mas, quando o excesso de suor pode significar um problema de saúde? 

  Apesar de não ser uma doença grave, a hiperidrose ou sudorese, termos médicos relacionados à secreção em excesso do suor pelas glândulas sudoríparas, pode atrapalhar a qualidade de vida de quem sofre com essa condição.  

  Existem dois tipos de desregulação por transpiração excessiva, a primária e a secundária, explica a dermatologista do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, Dra. Natália Biancão. 

 A sudorese secundária é causada pelo uso de alguns medicamentos ou por doenças relacionadas. Já a hiperidrose primária caracteriza-se por ter como causa situações emocionais, como o estresse, a ansiedade ou o nervosismo, que podem ser provocadas durante o trabalho, estudos ou ainda durante o acompanhamento de jogos esportivos importantes, como as partidas da Copa do Mundo.  

  Segundo o especialista, geralmente, as partes do corpo mais acometidas pelo suor excessivo são as mãos, o couro cabeludo, os pés e as axilas. Isso porque cerca de 2 milhões de glândulas sudoríparas estão localizadas nessas áreas.  

  Em alguns casos específicos, pode ocorrer também transpiração excessiva em todo o corpo, condição que pode acometer até 3% da população mundial”, afirma Biancão.  

    Saúde e bem-estar 

  Ainda que não seja considerada uma doença grave pelos especialistas, o suor em excesso provoca desconforto e pode até mesmo causar constrangimento em determinadas situações. 

  Para o tratamento adequado, é importante prestar atenção aos sintomas e informar ao médico se a transpiração excessiva ocorre durante todo o dia, só nos dias com temperaturas mais altas ou, ainda, apenas em momentos de tensão.  

  Em qualquer uma dessas situações, o paciente precisa procurar um dermatologista, pois é ele quem vai determinar se será necessário realizar um tratamento específico”, orienta a especialista. 

Biancão afirma que, na maioria dos casos, a aplicação de tópicos e outros procedimentos mais simples trazem resultados importantes, diminuindo drasticamente os sintomas. Já em outros, mais raramente, os pacientes precisam de intervenções cirúrgicas.  

  O mais importante, seja em qualquer situação, é que as pessoas procurem uma orientação médica assim que perceberem alguma desregulação em relação ao processo de suor, pois o fato de não haver tratamento inicial, poderá agravar a situação”, alerta.  

  

  Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica 

Resultante da fusão entre Hapvida e a NotreDame Intermédica, em 2022,  formou-se o maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. Os números superlativos do Grupo Hapvida NDI mostram o sucesso da operação que reúne cerca de 15 milhões de clientes, mais de 65 mil colaboradores, 7 mil leitos de atendimento hospitalar e 18% de participação de mercado em planos de saúde. Presente nas cinco regiões do País, a rede própria de atendimento conta com 85 hospitais, 77 Prontos Atendimentos, 318 clínicas médicas e 269 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Dessa fusão, apoiada em inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.