Varejões: Incentivos aos produtores rurais

Em Lençóis Paulista, o funcionamento dos Varejões Municipais são medidas que atendem e incentivam o pequeno produtor rural local, e outros comerciantes que ali vendem seus produtos durante a colheita de verduras, legumes, frutas, queijos, além de artesanato e uma infinidade de produtos como mudas de plantas e hortaliças, pão caseiro, mel, salgados, assados, o tradicional pastel de feira, entre outros. Desta maneira esses produtores podem comercializar diretamente com os consumidores e incrementar a renda familiar.

A Prefeitura oferece o espaço do Varejão como apoio aos pequenos produtores rurais de Lençóis Paulista, trabalho também conhecido como “agricultura familiar”, e que envolve uma ação de sustentabilidade promovida no município e faz parte da pró-atividade apresentada na diretiva Município Sustentável do Programa Município Verde Azul. A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) também presta serviços, de acordo com sua disponibilidade, com maquinário de gradeamento de terra para preparo do solo ao plantio, sendo que o serviço deve ser requisitado diretamente na SAMA.

O Varejão Central atende tradicionalmente aos domingos das 6h às 12h e as quintas-feiras a partir das 14h até as 20h. Já o Varejão “Josefhina Paulino”, Núcleo Luiz Zillo, inaugurado em julho de 2018, funciona as quartas-feiras das 14h às 19h.

No início do governo Anderson Prado foi realizada uma pesquisa de opinião, que decidiu pela ampliação dos dias de funcionamento no Varejão Central, que funcionava apenas aos domingos, além da ampliação com a inauguração do novo varejão do bairro Núcleo.

Os produtores rurais locais, que tiverem interesse em comercializar produtos da agricultura familiar nos varejões, devem contatar a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, via protocolo, para que seja verificada a disponibilidade de espaço.