Trânsito: Meia hora grátis na Área Azul

Iniciada sua implementação em dezembro, a área azul com meia hora grátis iniciou integralmente sua operação nesta semana. A partir de agora, os motoristas que estacionarem seus veículos na região central da cidade nas vias que possuem placas de identificação da área azul, terão meia hora grátis para fazer compras, pagar contas, ir ao banco, dentre outros serviços rápidos. Para utilizar a meia hora grátis basta procurar um dos legionários mirins e pegar o talão específico (cor azul) e, assim como o cartão da área azul, colocar de forma visível no veículo.

“A medida tem como objetivo contemplar a população que, muitas vezes, acaba pagando pelo uso de uma hora completa na área de estacionamento da zona azul, mas acaba utilizando apenas uma fração disso. Antes já existia um benefício de 15 minutos, mas resolvemos dobrar esse tempo para tornar a medida mais efetiva. Isso vai aumentar a rotatividade das vagas, porque a pessoa vai procurar resolver rapidamente suas necessidades e deixar a vaga livre para outra pessoa que precisa estacionar. Agradeço também à Câmara Municipal que entendeu a importância do projeto e aprovou a mudança ainda em dezembro”, declarou o prefeito Anderson Prado.

É importante lembrar aos motoristas que para usufruir da meia hora grátis é obrigatório o uso do cartão azul. Quem estacionar e não colocar o cartão de identificação, mesmo que esteja dentro da sua meia hora, estará sujeito às punições previstas na legislação de trânsito. Depois de utilizar a meia hora grátis, o motorista precisa adquirir com os legionários mirins o talão verde, limitado ao máximo de quatro horas. O valor do cartão segue de R$ 2 por hora. Quem ultrapassar o tempo de meia hora descrito no cartão da meia hora grátis e não substituí-lo pelo cartão verde também estará sujeito a multa. A Prefeitura pede a compreensão da população, pois, por ser algo novo, exige um período de adaptação tanto da própria população quanto das pessoas que trabalham na operacionalização do sistema.

O sistema de estacionamento rotativo, denominado Zona Azul, será operacionalizado em áreas e vias públicas no seguinte perímetro: I – Rua Geraldo Pereira de Barros e Avenida Vinte e Cinco de Janeiro, no trecho compreendido entre a Avenida Nove de Julho e Rua Piedade; II – Avenida Nove de Julho, Ruas Pedro Natálio Lorenzetti, Antonio Tedesco, Coronel Joaquim Gabriel, Ignácio Anselmo, Coronel Joaquim Anselmo Martins, Raul Gonçalves de Oliveira e Piedade, no trecho compreendido entre a Rua Geraldo Pereira de Barros e Avenida Vinte e cinco de Janeiro.

O sistema de estacionamento vai funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 08h00 às 18h00 e aos sábados das 08h00 às 12h00. Aos domingos e feriados não haverá a operacionalização do sistema.

Os beneficiários das isenções previstas na Lei Municipal n.º 4.200, de 20 de julho de 2011 e na Lei Municipal n.º 5.292, de 22 de outubro de 2019, como idosos, deficientes físicos cujo período de gratuidade continuará sendo de 60 minutos. No entanto, eles devem se utilizar das vagas especiais localizadas na Área Azul portando a Credencial Estacionamento Vaga Especial e do cartão de gratuidade da Área Azul, a ser obtido junto aos operadores do sistema rotativo.

Mil Vagas

Além do benefício da Meia Hora Grátis na área azul, a Prefeitura inicia a implantação neste mês de fevereiro de novas áreas para estacionamento que devem resultar na ampliação da oferta em 5 mil vagas por dia na região central da cidade. O projeto consiste na adequação de cinco espaços ociosos para permitir que eles passem a ser utilizados com esta finalidade.

Um deles é a antiga rodoviária que será desativada e dará espaço para vagas para estacionamento rotativo. Os demais ficam no início da Rua Niterói, atrás do pátio da estação, no estacionamento de um barracão ao lado do Rio Lençóis e no Varejão Municipal, este exclusivo para motos.

Segundo estudos da Prefeitura, somando as vagas abertas nos cinco espaços, o Centro da cidade passa a contar com 4.530 mil novos pontos de estacionamento por dia, considerando o período médio de uso de uma hora em cada uma das 453 vagas abertas. Ao todo, serão 281 novas vagas para carros e 172 para motos.

Outra medida a ser implantada ainda no primeiro trimestre de 2020 e que vai resultar na criação de 190 vagas, sendo 114 para carros e 76 para motos, é a alteração no sentido de tráfego na Avenida Vinte e Cinco de Janeiro e na Rua Geraldo Pereira de Barros, que passarão a ter mão única; a primeira apenas no sentido bairro-Centro (oposto ao da Rua Quinze de Novembro); a segunda apenas no sentido Centro-bairro.