Toquinho e Orquestra de Sopros fazem a abertura do Festival de Literatura de Lençóis Paulista 2018

  • Festival Integrado reserva atividades literárias gratuitas para a comunidade e região; Trovadores Urbanos, Zizi Possi e Rolando Boldrin são algumas atrações confirmadas

Neste domingo, 18/11, o Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, de Lençóis Paulista dá as boas-vindas ao Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista (FILLP), e que por uma semana, vai se transformar na casa de um dos maiores festivais literários do interior do Estado de São Paulo. O evento, que até 2017 era conhecido como Festival do Livro, agora com nova denominação, vem com a proposta de integrar a literatura, a música, o cordel, o teatro, a dança e as demais manifestações culturais em um único evento. O patrono do festival deste ano é o professor e escritor lençoense Edwaldo Roque Bianchini, que faleceu na quarta-feira, 7 de novembro.

Uma cerimônia vai marcar a abertura do FILLP 2018, no domingo, a partir das 19h30. Na sequência, ocorre a apresentação da Orquestra Municipal de Sopros com o cantor, compositor e violonista Toquinho, autor de grandes sucessos da MPB como “Que Maravilha”, “O Bem-amado”, “Carta ao Tom 74”, “Aquarela”, “O Caderno”, entre outros. Toquinho foi um dos grandes parceiros de Vinícius de Moraes e é autor de mais de 120 canções e 25 discos.

O FILLP é uma realização do Ministério da Cultura, com o patrocínio do Grupo Lwart por meio da Lei Rouanet, tem produção-executiva da CANTA Music Produções e apoio cultural da Zilor Energia e Alimentos e Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, através da Secretaria de Cultura.

“Em 2017 anunciamos a mudança do nome de nosso Festival do Livro para Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista. A ideia, neste ano, é ampliar o espaço da literatura e das artes no evento para fazer dele um dos maiores eventos literários de São Paulo e do Brasil, uma vez que temos o título de Cidade do Livro e vislumbramos a possibilidade de nos tornarmos a Capital Nacional do Livro”, anunciou o prefeito Anderson Prado.

O Patrono do FILLP 2018 é o Professor Edwaldo Roque Bianchini, falecido no início de novembro, um dos nomes mais conhecidos e conceituados da educação em Lençóis Paulista e no Brasil. Por mais de 30 anos lecionou em escolas de Ourinhos, Lavínia, Santo Anastácio e Bernardino de Campos, até chegar a Lençóis Paulista. Escreveu e publicou mais de 50 obras sobre matemática, modernizando o conceito de ensino desta disciplina.

“O Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista será realizado no Teatro Municipal Adélia Lorenzetti por ser um espaço que respira cultura. Como ocorreu no ano passado, o Teatro vai abrigar com maior e melhor comodidade e também com completa acessibilidade para idosos e deficientes físicos as diferentes manifestações artísticas tão esperadas pela comunidade lençoense e da região. Será uma bonita festa cultural onde a música, o teatro, a poesia e a literatura serão os principais protagonistas deste evento que será oferecido à população”, comenta o maestro Marcelo Maganha, Secretário de Cultura de Lençóis Paulista.

Muitas atrações

A organização do FILLP se preocupou com todos os detalhes para que os visitantes celebrem as artes e a cultura em todas as suas manifestações. Maganha ressalta que todos os dias haverá um lançamento literário e estandes de expositores trarão as principais novidades do mercado editorial para todos os tipos de público. Na parte externa do Teatro, o palco intitulado Orígenes Lessa contará com apresentações de danças e shows musicais de artistas locais e da região, sempre após as apresentações da noite do auditório (Confira a programação completa abaixo).

No palco principal do Teatro Adélia Lorenzetti, o público vai poder conferir espetáculos como os dos Corais de Lençóis Paulista, Coral Canarinhos de Petrópolis, Show com Bavini (filho de Sérgio Reis), conferir o Festival EnCanta Lençóis Kids e em seguida show com Neto Junqueira (finalista do programa The Voice Kids), Guto Hueb com participação especial de Fernanda Porto e Coral do Projeto Guri, Big Band Cidade do Livro com Eduardo Santhana e Trovadores Urbanos, show com a cantora Zizi Possi e, para encerrar o FILLP, o show Histórias de Amar o Brasil, com o apresentador Rolando Boldrin.

Importante ressaltar que, para os espetáculos que serão apresentados no auditório, haverá a necessidade de retirada de ingressos na bilheteria do Teatro. Segundo a organização, nos oito dias do evento são esperados mais de 20 mil participantes, entre alunos das escolas da cidade e visitantes de toda a região.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL