Teorias do Coração

Aos leitores de plantão, venho hoje tentar refletir sobre uma frase de um antigo pensador. Li essa frase já ha algum tempo mas hoje ela não me faz tanto sentido como já o fez.

A frase é do pensador René Descartes. Para ele era muito importante pensar de uma maneira meticulosa, e de forma analítica. Descartes inaugurou o que os estudiosos chamam de filosofia moderna, por sua forma de pensar sempre racional.

Não há nada que dominemos inteiramente a não ser os nossos pensamentos.” (René Descartes)

Frase simples. Não tão difícil de entender porém, hoje me pergunto: Será que essa frase se encaixa quando não é a razão que está no controle? Será que é simples assim? E quando a paixão aperta? Como pode um apaixonado dominar seus pensamentos?

No dia a dia, nos deparamos com problemas comuns, corriqueiros, aí sim entendo que devamos parar e refletir para depois tomar uma decisão quanto a solução desse problema.

Agora, não é no dia a dia, e sim em um determinado dia, o coração quer tomar o lugar da razão e acredito que ele passa a pensar dai por diante…. A todo instante ele, o coração, manda mensagem para não só o cérebro, mas para todo o corpo de que uma determinada pessoa existe. E o safado ainda te faz ver e lembrar dessa pessoa em tudo o que vê.

A razão, quando percebe que chega nesse ponto, diz que o melhor a se fazer é afastar-se, desligar-se dessa pessoa, e o miserável do coração se aquieta…. Por um tempo… é só encostar a cabeça no travesseiro que lá vem o coração pensante de novo…. E o sono se vai, e o corpo estremesse e a noite vai adentrando… até que por fim, vencido pelo cansaço do dia, o sono vem e o corpo dorme.

Pois bem, e amanhece de novo, e ao acordar já lembra do sonho que teve. E de novo a frase do pensador continua não fazendo sentido…. Sem razão, vamos seguindo a vida… ouvindo a voz do coração e tentando se apegar a razão.

Podemos perguntar: por que não chega junto? Chama para ficar com você?….

Acredito que com a teoria de outro pensador é mais fácil de explicar:

Esse amor é Platônico….