Teatro Municipal recebe exposição “Natureza Artista” – Galhos e Raízes

A partir de uma pescaria com amigos em um dia que não estava para peixes que Horácio Moretto, poeta, escritor e por muitos anos comerciante de móveis em nossa querida Lençóis Paulista, deixou as tralhas e começou a caminhar pela margem do rio, quando se deparou com algo que chamou sua atenção: um galho de goiabeira cuja forma assemelhava-se a uma graciosa bailarina. As formas de movimento da “estatueta” deixou também perplexos os demais amigos de Horácio. Todos eles não sabiam, mas aquele galho seria a primeira peça de uma bela, inusitada, bastante curiosa e imensa coleção que se formaria na década de 60. Desde então, Horácio Moretto passou a realizar visitas em obras de antigas agrícolas na região de Lençóis, onde peça por peça foi enriquecendo sua coleção, e contou com adesão de seus sobrinhos Florindo Paccola, Claudino A. Paccola e de seu amigo Carlos Zillo. A partir desta intensa colaboração coletiva, que veio a se tornar um hobby, a coleção passou a superar a incrível marca de 1400 peças.

A maioria das peças são raízes e galhos, principalmente gabiroba, araçá, café e goiabeira, cujas características recebem da natureza as mais variadas formas, pitorescas ou românticas, representandos aves, animais, objetos, figuras humanas, mitológicas e folclóricas. E devido ao fato da coleção ter origem na natureza, que fez questão de batizá-la “Natureza Artista” e não Natureza Artística, como pretendiam alguns. Os colecionadores conversam as figuras, tais como foram encontradas na natureza, com algumas alterações mínimas e necessárias, como aparo das pontas, limpeza e pintura em verniz para manter a conservação.

Defensores declarados da natureza, Horácio Moretto, que infelizmente nos deixou em abril de 1996, assim como seus amigos Carlos Zillo e Claudino A. Paccola já falecidos, sendo Florindo Paccola o único colecionador vivo, sempre procuraram ressaltar que nunca arrancaram uma árvore ou realizaram podas para coletar material de suas obras. E ainda por cima fizeram um pacto para manter a coleção apenas como hobby, não emprestando ou comercializando as peças, já que se tratava de um gostoso passatempo, visando apenas a questão artística.

Uma pequena parte da coleção “Natureza Artista” se encontra em exposição no Teatro Municipal e foi prestigiada por alunos das escolas da rede municipal de ensino que passaram pelo local durante a programação desta semana dedicada à comemoração do Dia da Árvore, que será nesta sexta-feira, 21.

Serviço

A exposição “Natureza Artista” está aberta para visitas até o dia 31 de setembro, das 8 h às 17 h, no Teatro Municipal. A entrada é gratuita.

Leia mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL