Sistema CFQ/CRQs, Anvisa e Abipla orientam população sobre riscos no uso de túneis de desinfecção

Campanha explica o que são os produtos utilizados nos equipamentos e os danos que eles podem causar à saúde

Após o início da pandemia do novo coronavírus, os túneis/cabines de desinfecção foram apresentados como uma alternativa para higienizar as pessoas em vias públicas. Diversas empresas e governos locais aderiram a esta proposta. De acordo com pareceres técnicos feitos pelo Sistema CFQ/CRQs (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química), Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) e Anvisa, não é comprovada a eficácia desses equipamentos.

Nesta semana, o Sistema CFQ/CRQs, em parceria com a Abipla e a Anvisa, lança campanha nas redes sociais para alertar a população sobre os túneis/cabines de desinfecção. Nesses equipamentos, são aspergidos produtos desinfetantes e sanitizantes que são destinados à limpeza de superfícies. Segundo a Anvisa, eles podem causar diversos danos à saúde, como irritação na pele e nos olhos, além de reações alérgicas e problemas respiratórios.

A campanha também reforça a importância de manter alguns cuidados, como a limpeza das mãos com álcool 70% e água e sabão, além do uso da máscara e o distanciamento social, uma vez que a pandemia não acabou (é hora de redobrar a atenção).

Para saber mais:
Instagram: https://www.instagram.com/cfquimica/
Facebook: https://www.facebook.com/CFQuimica
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/cfquimica
Twitter: https://twitter.com/cfquimica

Leia a nota conjunta do Sistema CFQ/CRQs e Abipla sobre os túneis