Sidney Aguiar lança livro ‘Da Cachaça ao Papel’ no Espaço Cultural

Na foto, Prefeito Prado, com secretário de Cultura, Marcelo
Maganha e Sidney Aguiar, autor do livro “Da Cachaça ao Papel”

O servidor público, coordenador do SAAE e especialista em meio ambiente e sustentabilidade Sidney Aguiar lançou na noite de terça-feira, 7 de agosto, seu livro “Da Cachaça ao Papel: a história da indústria de Lençóis e Agudos”. Todos os recursos obtidos com a venda do livro serão revertidos para Rede de Combate ao Câncer de Lençóis Paulista.

Marcaram presença no lançamento do livro o prefeito Anderson Prado, o diretor do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), Evandro Dalbem, o secretário de Cultura, Marcelo Maganha, o diretor da Acilpa (Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista), Wagner Fernandes, que representou o presidente José Antonio Silva, o Neno, o diretor da Ciesp/Fiesp, Mário Sílvio Baptistella, e os empresários, Maria Luíza Boso e Tito Lorenzetti, dentre outras pessoas.

Durante sua fala, o escritor Sidney Aguiar disse que a inspiração para seu livro surgiu a partir de outras duas publicações. Uma delas é a obra “Ouro no Horizonte”, que retrata a vida de Antônio Lorenzetti Filho, de Eduardo Magalhães e João Carlos Lorenzetti, e a outra foi “Lençóis Paulista, Grande Produtor de Cachaça”, do escritor Florindo Paccola. Na pesquisa foi incluído Agudos.

“Gostaria de agradecer imensamente o senhor Florindo Paccola, que como grande escritor iniciou essa jornada de contar a história das indústrias de nossa cidade. Depois veio o livro do doutor João Carlos e do Magalhães, que contou mais um pedaço, e espero que meu livro dê continuidade a isso. E o meu livro não será o final dessa história, porque pode vir outro no futuro e contar um novo trecho”, disse.

“Quero parabenizar o Sidney Aguiar, pessoa que conheço já há muito tempo, por eternizar com este livro a história das indústrias de nossa cidade. Eu tinha mais de 100 poesias que foram embora quando furtaram meu computador. Mas ainda pretendo lançar um livro com meus artigos publicados na Tribuna Lençoense, porque entendo que isso é importante, por isso, mais uma vez, parabéns Sidney, por sua inteligência e dedicação”, disse o prefeito Anderson Prado.

O livro resgata a história de fundação e operação das principais indústrias instaladas nos municípios de Lençóis Paulista e Agudos, a partir da narrativa da produção de cachaça no início dos primeiros anos de 1900. A obra descrita em 175 páginas revela as histórias de coragem e superação de personalidades e empresas, que conseguiram iniciar seus negócios de forma pequena e se tornaram grandes empreendimentos de destaque nacional.

O livro é patrocinado pela Belmont Alimentos, Lutepel Indústria e Comércio de Papel, e pela Zilor – Energia e Alimentos, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Lençóis Paulista e produzido pela Agência Baobá. Aguiar é autor de mais dois outros livros técnicos em hidrologia, publicados em 2014 e 2015 em línguas portuguesa e inglesa, que descreve sobre a hidrografia da bacia do Rio Lençóis em estilo técnico histórico. O autor ainda possui outros três trabalhos acadêmicos publicados fora do Brasil em hidrologia, hidrografia e gestão de águas, patrocinados pelo Fundo de Amparo à Pesquisa da CAPES, e empresas privadas com incentivos fiscais à Ciência e à Pesquisa.

Serviço: O livro está à venda na sede da Rede de Combate ao Câncer, na Rua 15 de Novembro, 981. Cada exemplar custa R$ 20.

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL