Serviço móvel é tendência no mercado pet

Atendimento em domicílio tem se tornado um bom negócio para instituições e clínicas 

O mercado pet brasileiro encerrou o ano de 2022 com faturamento de R$ 60 bilhões, de acordo com estimativa do Instituto Pet Brasil (IPB). Esse volume representa um crescimento de 15% em comparação a 2021, que apresentou um avanço ainda mais significativo em comparação a 2020, que foi de 27%. Os números mostram que o setor está aquecido e a expectativa para 2023 é de novo crescimento. De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existe forte tendência de crescimento para este ano nas áreas de alimentação, acessórios, e-commerce e pet shop móvel, entre outras. 

No caso específico do pet shop móvel, que é a clínica pet sobre rodas, o aquecimento do mercado é sentido por uma empresa de Bauru especializada na produção de unidades móveis. De acordo com Bruna Servilha, supervisora do Departamento Comercial da Athos Brasil, a empresa tem registrado nos últimos meses um aumento considerável no interesse de empreendedores do setor nessa modalidade de negócio. Segundo ela, vários fatores explicam esse crescimento na demanda. Um deles é o investimento necessário para equipar uma clínica móvel. Com aproximadamente 80 mil é possível dar início aos trabalhos sobre rodas. Já para montar uma clínica convencional, em muitos locais, esse valor não cobre nem a compra do terreno. 

Com o mercado pet em expansão, investir neste setor pode trazer bons resultados. De acordo com levantamento da Euromonitor International, em 2022, o Brasil tornou-se o segundo maior mercado de produtos pet do mundo, com 6,4% de participação global. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos, que é o líder absoluto com quase metade do mercado sob seu domínio. 

Ao encontro do cliente 

Outra questão importante que conta a favor do pet shop móvel é a facilidade de deslocamento. A clínica não fica presa ao local fixo. Ela troca o atendimento passivo, aquele que depende da ida do cliente até o estabelecimento, por uma abordagem mais ativa, quando a clínica vai até o cliente. E esse cliente pode estar, inclusive, em outra cidade. Além disso, a comodidade é outro diferencial. O atendimento em domicílio é mais confortável para os pets. Muitos ficam estressados ao andar de carro. Alguns precisam ser colocados em gaiolas. Evita-se também o contato com outros animais, algo comum nas clínicas convencionais. Some-se a isso a praticidade para os donos, que economizam o tempo dos deslocamentos e os aborrecimentos no trânsito, além de economizar combustível. Outro ponto favorável à versão móvel do pet shop é a facilidade em realizar ações de marketing. O deslocamento fácil permite posicionar o veículo estrategicamente em pontos movimentados, o que aumenta a visibilidade da empresa e, com isso, proporciona uma importante vantagem competitiva. 

Mutirões de castração 

O emprego da unidade móvel tem sido um diferencial não apenas dentro da iniciativa privada. O poder público também tem investido nessa modalidade de serviço em campanhas de grande alcance, como os mutirões de castrações gratuitas de cães e gatos. E as unidades produzidas pela Athos Brasil são protagonistas em algumas dessas campanhas Brasil afora. 

A mais recente foi realizada no fim do ano passado pela Prefeitura de Curitiba, quando foram realizadas cerca de 1.200 esterilizações gratuitas de cães e gatos em apenas cinco dias. “Isso representa uma média de 240 por dia. Um número bastante expressivo que mostra a alta capacidade do veículo para esse tipo de serviço”, afirma o consultor ambiental Paulo Colnaghi, que já atuou em projetos públicos voltados à proteção animal. Segundo ele, as campanhas de esterilização em massa de cães e gatos são uma atividade necessária para o controle populacional desses animais. “E o Poder Público, seja ele estadual ou municipal, tem feito uso de unidades móveis para essa finalidade”, comenta Colnaghi, que atua em defesa da causa animal tanto na esfera pública quanto no setor privado. 

Sobre a Athos Brasil 

Fundada em 2001 e com sede própria em Bauru, a Athos Brasil projeta e produz unidades móveis para atender às mais diversas necessidades do mercado. A empresa possui uma equipe de especialistas preparada para tirar do papel os projetos empreendedores de seus clientes, auxiliando em suas operações diárias com o uso de veículos inteligentes e funcionais. Os veículos produzidos pela Athos Brasil respeitam a todas as normas técnicas vigentes, atendendo na íntegra a legislação brasileira. Foi a primeira do setor a receber o certificado ISO 9001, que faz com que o seu sistema de gestão de qualidade seja reconhecido mundialmente. Para mais informações acesse https://athosbrasil.com.br