Segundo a ciência, homens e mulheres traem igualmente 

  • Estudos da área provam que a infidelidade é tão propensa aos homens quanto às mulheres e explica os motivos. 

Um estudo publicado pelo popular, Archives of Sexual Behavior, prova que a infidelidade é tão propensa para homens quanto para mulheres, já que o resultado para quem traiu o parceiro atual mostrou 23% para eles e 19% à elas.

O questionário foi respondido por pessoas em um relacionamento monogâmico incluindo questões sobre traição. Ao todo, foram coletados dados de 506 homens e 412 mulheres.

Os estudos vão contra os princípios que a sociedade prega há anos, estamos acostumados a pensar que os homens são quem mais trai. Desde cedo acreditamos haver grandes chances de nosso parceiro “pular a cerca”, como dizem.
A rede social, Meu Rubi, também fez um questionário e selecionou questões do tema para usuários de ambos os gêneros e idades variadas. O resultado provou quase o mesmo: Os homens ficaram com 18% e as mulheres com 15%. Novamente, pode-se dizer que a traição é tão possível a um homem quanto à uma mulher.

Os motivos mais prováveis: 

Na Universidade do Estado da Flórida, nos Estados Unidos, outro estudo feito com mais de 200 casais diz que os motivos para uma traição variam, mas os fatores principais podem ser: Idade, satisfação conjugal e sexual, nível de compromisso, atração individual e claro, histórico de relacionamentos passados.
Quando o assunto é relacionamentos anteriores, a forte crença já impregnada na sociedade prevalece: Homens que tiveram relações curtas e diversas, têm mais chances de trair. Já as mulheres surpreendem: As que apresentam histórico de relações monogâmicas são mais prováveis a entrar em um caso extraconjugal.

Por outro lado, os resultados não surpreendem e mostram que pessoas mais jovens e menos satisfeitas na relação são mais propensas à traição. Entretanto, o que parece novidade, é o fato de pessoas altamente satisfeitas sexualmente serem mais prováveis do que as insatisfeitas.

Os cientistas afirmam que isso se deve ao fato dessas pessoas serem abertas a novas experiências sexuais, podendo ser fora do casamento.

É possível perdoar uma traição?

Para os cientistas, o estudo poderia ajudar casais a lidar melhor com a infidelidade, pois a maioria das pessoas não consegue aceitar e nem perdoar. Entretanto, se houver uma predisposição a isso, acreditam ser mais fácil superar.

Mas o que mais poderia ser feito em caso de querer perdoar o parceiro? 

Em primeiro lugar, é preciso ter uma conversa franca com o parceiro, afinal, os pontos e contrapontos precisam ser colocados na mesa, por parte dos dois. Se após isso vocês viram que ainda há amor e vontade de ficar juntos, mesmo com as falhas, o próximo passo para uma superação definitiva é optar por uma terapia de casal.

Muitas pessoas ainda pensam que, quando chega ao ponto de fazer uma terapia de casais, está praticamente no fim, sem volta. Mas é justamente ao contrário, uma psicóloga irá ajudar os dois a entender melhor o que aconteceu e o que precisa ser feito para restaurar a confiança e a vida a dois. Aliás, com a ajuda de um profissional, as chances de fazer dar certo novamente e sair sem muitas “sequelas” é maior.

O outro lado é quando a pessoa traída não consegue, de jeito nenhum, perdoar nem confiar novamente no parceiro e pode acontecer mesmo após a terapia de casal. Essa é a realidade da advogada Beatriz, 45. “Fui casada vinte e três anos e acreditava ser uma relação de muita confiança. Optei por terapia porque, de verdade, queria seguir em frente e acreditar que fora algo bobo perto da nossa relação, mas não consegui passar por cima de mim mesma”, lamenta.