Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista anuncia ações para o “Outubro Rosa”

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. A campanha realizada em nível mundial, em Lençóis Paulista recebe atenção especial da Secretaria de Saúde, que já tem uma extensa programação definida para o mês.
A preparação para atuação no “Outubro Rosa” teve início ainda em setembro, quando uma palestra para capacitação foi realizada pela Dra. Irene aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que estão expondo aos pacientes em sala de espera das unidades de saúde sobre a importância do autoexame e o câncer de mama durante este mês.

“O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro. De todos os novos casos a cada ano cerca de 25% são de mama. Por isso, é fundamental discutir esse tema e, principalmente, falar sobre a importância do autoexame. Estudos mostram que quando detectado de forma precoce, a chance de cura é muito alta. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde, através de suas diversas equipes que trabalham com a saúde da mulher, vai realizar um intenso trabalho neste mês que marca a luta contra o câncer de mama”, explicou o secretário de Saúde Ricardo Conti Barbeiro.

Programação

Elaborada por parceria entre Coordenadoria de Atenção Básica, Núcleo Estratégico de Educação de Dados em Saúde (NEEGS), Rede de Combate ao Câncer e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da programação para o Outubro Rosa em Lençóis Paulista consta a Caminha da Saúde, prevista para o dia 20 com saída às 9h da frente da RAIS Mulher, com percurso pela Rua Ignácio Anselmo até a Rua Geraldo de Barros, seguindo até o Espaço Cultural, na Rua Pedro Natálio Lorenzetti, onde os profissionais da NASF oferecerão orientações sobre nutrição, psicologia e assistência social, todos voltados ao tema câncer de mama. No local também haverá aferição de pressão e realização de HGT (teste de glicemia).

“Queremos convidar todas as mulheres de Lençóis Paulista para esta caminhada, que além de promover a saúde através da atividade física, também vai servir para despertar a atenção da sociedade para este tema tão importante para todos”, completou o secretário.

As Unidades de Saúde (exceto em Alfredo Guedes) e a RAIS Mulher permanecerão abertas para a coleta de papanicolau e exame de mama nas quartas-feiras, dias 3, 10, 17 e 24 de outubro, das 16h às 19h. O atendimento será por ordem de chegada, com limite de coletas por unidade.

Também no sábado, dia 27, as unidades permanecerão abertas das 8h às 13h para a coleta de papanicolau e exame de mama, e haverá palestras aos presentes sobre a prevenção do câncer de mama. Às mulheres acima dos 49 anos será solicitada mamografia, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL