São Manuel: Prefeitura capacita trabalhadores para a expansão da Lwarcel

  • A Bracell Limited, que faz parte da RGE, sediada em Cingapura, é uma das maiores produtoras de celulose especiais do mundo. 

A Bracell Limited, que atua no Brasil há 15 anos, possui duas principais operações no Brasil: a Bahia Specialty Cellulose (BSC), em Camaçari, na Bahia; e a Lwarcel em Lençóis Paulista, São Paulo.
A fábrica de celulose da Bracell Limited em Lençóis Paulista (operando como Lwarcel) está expandindo sua capacidade de produção atual de 250.000 para 1,5 milhões de toneladas por ano.
O trabalho no projeto de expansão já começou e deve ser concluído até o final de 2021.
Durante um período de dois a três anos, o projeto de expansão empregará até 7.500 trabalhadores durante o pico das obras, com uma média fixa de 3.500 trabalhadores: Quando o projeto de expansão estiver concluído, a fase de operação empregará até 2.100 trabalhadores diretos de forma permanente entre fábrica e área Florestal. O epicentro do investimento está concentrado em Lençóis Paulista e Macatuba.
O investimento de expansão deverá criar oportunidades de emprego não apenas em Lençóis Paulista e Macatuba, mas também nas proximidades nos municípios de Agudos, Areiópolis, Bauru, Pederneiras, São Manuel, Barra Bonita, Jaú e Igaraçu do Tietê, e em todo o Estado de São Paulo.
O projeto de expansão deverá representar o maior investimento privado no estado de São Paulo nos últimos 20 anos.
A nova fábrica em Lençóis Paulista terá uma linha flexível projetada principalmente para produzir celulose solúvel.
A nova linha flexível é capaz de produzir celulose kraft para o mercado de papel e celulose solúvel para o mercado têxtil.
A nova operação operará nos mais altos níveis de sustentabilidade e responsabilidade ambiental.  Embora sua capacidade de produção seja de aproximadamente 6 vezes a capacidade da fábrica existente, a nova unidade vai operar dentro dos limites de emissão das condições existentes de licença ambiental e licenciamento de efluentes.
A Bracell está trabalhando de perto com as autoridades da comunidade nos municípios do entorno para minimizar o impacto durante a expansão, com atenção especial voltada para a saúde e a segurança pública.
A Prefeitura de São Manuel, através da Diretoria de Indústria e Comércio, atendendo determinação do prefeito Ricardo Salaro deverá anunciar nos próximos dias, quantas vagas de capacitação irá abrir para as pessoas interessadas em trabalhar no empreendimento.  As pessoas que participarem das capacitações, necessariamente tem que residir aqui no Município e terão preferência no preenchimento das vagas oferecidas de emprego, ofertadas pela empresa.

Os interessados devem ficar atentos às informações com relação aos cursos de capacitações oferecidos, que serão informados de forma oficial, através do site da Prefeitura de São Manuel, para os moradores do Município ([email protected]).