Saiba como fazer e quando usar o soro caseiro para o cachorro

Saiba como o soro caseiro pode ajudar na hidratação do seu animal de estimação

 

A desidratação não é exclusiva para os seres humanos uma vez que, em períodos mais quentes, os cachorros também podem sofrer com isso. Quando um pet está ingerindo menos líquido do que o habitual, ele está entrando em um processo de desidratação.

Esse problema é intensificado em épocas de calor. Dessa forma, os tutores acabam recorrendo a métodos para aliviar o calor e manter o seu animal de estimação hidratado e totalmente saudável.

Dentre uma dessas soluções, podemos nomear o soro caseiro para cães, pois ajuda na hidratação do pet, repondo sais minerais que são perdidos.

Mas, afinal, você sabe como fazer e qual momento exato para oferecer o soro caseiro ao seu cachorro de estimação? Hoje separamos um conteúdo para lhe explicar tudo o que você precisa saber antes de dar essa solução para o seu animal de estimação. Confira!

Problemas da desidratação em cachorros

A desidratação em cães pode ser uma condição comum, porém ela também pode ser fatal, já que é um resultado da perda de líquidos no organismo maior do que a ingestão.

As causas da desidratação podem variar de acordo com o estilo de vida do cachorro, mas também existe a possibilidade de doenças e anomalias que fazem o pet se recusar a beber água.

Algumas causas da recusa de ingestão de líquidos são: Febre, enjoo, dores, vômitos, exposição prolongada ao sol, diarreia, quando o pet está com insuficiência renal ou diabetes.

Sintomas de desidratação e como identificar

Alguns sintomas clássicos dessa condição em cães são a perda da elasticidade da pele, língua seca, apatia, fraqueza, respiração ofegante e batimentos acelerados.

Um jeito para identificar a desidratação no seu pet é apertar as almofadinhas das patas do seu cão e, se ela demorar para voltar ao normal e recuperar a sua cor, significa uma diminuição na irrigação sanguínea.

E o soro? Quando há necessidade?

O soro caseiro para cachorro é feito com ingredientes que podem ser encontrados em casa, já que normalmente eles se encontram à disposição na cozinha.

Se o seu animal de estimação estiver com os sintomas citados acima, esse soro é recomendado para deixar o seu cachorro mais confortável, ainda mais se ele estiver mais relutante para ingerir água por um período mais longo.

Quando os cães estão com diarreia, eles acabam perdendo muito líquido, necessitando de uma reidratação urgente. Nesse caso, o tutor também pode oferecer o soro caseiro.

Porém, é importante lembrar que se a diarreia é acompanhada com vômitos, não dê o soro e vá diretamente a um hospital veterinário para que um profissional possa ajudar o seu animal de estimação.

Quando há caso de desidratação leve, o soro pode ser oferecido direto da sua tigela. Caso recuse, utilize uma colher ou seringa sem agulha para administrar o líquido para o seu animal de estimação.

Como fazer a receita do soro para cães?

Como citado anteriormente, a receita para o soro é bem tranquila de ser feita, mas você também pode encontrar soluções para reidratação em pet shops e em farmácias veterinárias.

No entanto, se você está pensando em ajudar o seu animal de estimação e economizar, confira abaixo como é feito o soro caseiro para cachorros! Você vai precisar de:

  • 1 litro de água mineral;

  • 3 colheres de sopa de açúcar;

  • 1 colher de chá de sal;

  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio;

  • Suco feito com metade de um limão.

Modo de preparo

A primeira coisa é colocar a água mineral para ferver e, assim que começar a borbulhar, desligue o fogo e despeje todo o líquido em um recipiente que não seja de plástico.

Adicione todos os ingredientes e com a ajuda de uma colher, misture tudo. Esse soro poderá ser conservado por até 24 horas.

Quantidade ideal

A quantidade ideal da solução pode variar de acordo com idade e peso do cachorro, como:

 

  • Em filhotes, o recomendado é oferecer apenas 3 colheres de sopa

  • Animais com até 2,5 kg pode ser oferecido de 4 a 5 colheres

  • Cães com até 5 kg podem ser administrados de 6 a 7 colheres

  • Animais acima desse peso o ideal é oferecer ¼ de xícara para cada 2,5 kg de peso corporal

Níveis de desidratação

É importante ressaltar que existem níveis de desidratação, então é preciso considerar quando o estado é leve ou apresenta um quadro mais grave.

Alguns tipos de desidratação em cães podem ser chamadas de isotônica, hipertônica e hipotônica, resultado da quantidade de água perdida em relação à solutos. Os graus de desidratação em cães podem ser separados da seguinte forma:

 

  • Menos de 4% é considerado caso leve e não há presenças de sintomas

  • Entre 5 e 6% é possível que a pele do pet demore um pouco para se recuperar caso seja dobrada

  • Entre 6 e 8% é um caso mais evidente da demora de recuperação da pele

  • De 8 a 10%  começam a surgir mucosas ressecadas e afundamento nos globos oculares.

  • A partir de 10 a 12%, fora os sintomas citados acima, o cão pode começar a ter choque circulatório e ficar com os membros mais gelados.

  • De 10 até 15% o choque pode ser mais grave e deixar o cão em perigo de morte.

O mais importante é que, mesmo em situações de desidratação moderadas, o tutor leve o seu pet diretamente à uma clínica veterinária para que sejam realizados exames mais direcionados à situação do animal de estimação e o tratamento adequado seja aplicado.