Sábado, 23 de novembro, comemora-se o “Dia do Rio Lençóis”

Imagem do Rio Lençóis passando pelo Parque Paradão, já no perímetro urbano de Lençóis Paulista

Você sabia que em Lençóis Paulista existe a Lei Municipal nº 3976/2009, que estabelece as datas comemorativas do Meio Ambiente? Dentre algumas datas importantes, o dia 23 de novembro é dedicado ao Rio Lençóis, o principal recurso hídrico da cidade, que atravessa a área urbana e dá nome ao município.

O Rio Lençóis está situado na bacia hidrográfica Tietê-Jacaré e está diretamente ligado à formação histórica de Lençóis Paulista, não só pelo nome, mas pelo próprio desenvolvimento rural e urbano, bem como suas águas contribuem para o abastecimento da população. Consta em registros históricos que uma das prováveis hipóteses para a origem do nome de Lençóis, deve-se ao aspecto das águas afluentes do rio em sua foz no grandioso Tietê, que possuía nível inferior às águas do Tietê e formava um aspecto parecido com lençóis brancos.

A nascente principal do Rio Lençóis está localizada na Serra da Jacutinga, área rural de Agudos. O rio atravessa ainda os municípios de Borebi, Lençóis Paulista e distrito de Alfredo Guedes, Areiópolis, Macatuba e Igaraçu do Tietê, onde está a sua foz no Rio Tietê, após percorrer cerca de 78 Km. O Rio Lençóis é considerado um importante afluente do Tietê na sua margem esquerda. Possui ainda vários afluentes como o Córrego Faxinal, Córrego Marimbondo, Córrego da Prata, Córrego Cachoeirinha, Córrego Corvo Branco, Córrego da Farturinha, Córrego da Barra Grande, entre outros.

Ações educativas

Na sexta-feira, 22 de novembro, alunos da EMEIF “Irma Carrit” participam de ação especial comemorativa e educativa organizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), com visita monitorada ao Parque do Paradão para as crianças contemplar as águas do Rio Lençóis e receber informações sobre a história e importância do Rio Lençóis, restauração de matas ciliares, proteção de nascentes, biodiversidade, problema da ocupação irregular, assoreamento, enchentes, e a questão do lixo plástico que muito afeta os rios urbanos. Destaque ainda para o trabalho essencial do SAAE com a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Esgotos (ETE). Os participantes da ação também visitaram a ETA para conhecerem todas as fases do tratamento da água, desde a captação até a distribuição. Ao final, os participantes conheceram a “Nascente Municipal Modelo” localizada no Jardim Europa, mata ciliar do Córrego da Prata.

No sábado, 23 de novembro, os jovens do Leo Clube, grupo ligado a Lions Clube de Lençóis Paulista, também participam da mesma ação e ainda aplicam entrevistas com moradores na campanha “Recicle Seus Hábitos”, orientando sobre a importância da participação na coleta seletiva, evitando assim o descarte irregular de recicláveis no meio ambiente, principalmente de lixo plástico nos rios. Essas ações também estão inseridas nas propostas do Programa Município Verde Azul – ciclo 2020.

Leia mais

Maestro João Carlos Martins retorna a Lençóis
Sarampo: Segunda fase da vacinação começa hoje
Futebol: CAL e Júlio Ferrari vencem em rodada da Copa Regional
Lençóis Paulista recebe neste domingo pela primeira vez o Cãopanheiro

Caminhada Passos Que Salvam acontece no próximo domingo, 24
Professor da Unesp Bauru é atacado com canivete e denuncia crime de racismo no Dia da Consciência Negra
Bracell alerta para desvio na Juliano Lorenzetti por conta das obras de duplicação

João Carlos Martins se reúne com regentes e coordenadores culturais de Lençóis e região
Preço do pedágio da Barra-Jaú vai a R$ 4,80 a partir de sábado
Sábado, 23 de novembro, comemora-se o “Dia do Rio Lençóis”