Região também fará ‘tratoraço’ contra aumento de ICMS

Ato em Bauru e região reunirá produtores rurais, sindicatos patronais e entidades

Apesar do anúncio do fim do aumento no ICMS de insumos agrícolas pelo governo do Estado, no final da noite de quarta (6), produtores rurais, sindicatos patronais e entidades de classe de Bauru e vários municípios da região mantiveram o “tratoraço”, seguido de carreata, para protestar contra o governo. A informação é da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), organizadora do ato.

O Governo do Estado atendeu parte das propostas do agronegócio, mas outros pleitos importantes ficaram de fora: energia elétrica, leite pasteurizado e hortifrutigranjeiros, esses dois últimos fundamentais nas cestas básicas.

Em Jaú, o tratoraço é organizado pela Associcana, Sindicato Rural e Cooperativa de Café local. Um grupo levará tratores e maquinários agrícolas até o sítio da Associcana, no Km 187 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), a Jaú-Bauru, a partir das 7h. Na sequência, carreata percorrerá as avenidas Anna Claudina e Zezinho Magalhães, rua 13 de Maio e vias centrais até a avenida do shopping.

Em Lençóis Paulista, Associação Comercial e Industrial de Lençóis Paulista (Acilpa) e Associação dos Plantadores de Cana do Médio Tietê (Ascana) farão ato conjunto, a partir das 8h30, em frente à sede da Agrícola Rio Claro, seguido de carreata pelas principais ruas da cidade com tratores, caminhões e carros.

“Aumentar impostos de produtos e insumos agropecuários aumenta o preço dos alimentos e, consequentemente, faz com que o povo reduza o seu poder de compra. Fato que impacta diretamente no comércio e na geração de empregos”, diz o presidente da Acilpa, José Antonio Silva, o Neno.

“O leite e a carne vão ter um aumento de quase 9%. Não podemos e não devemos pagar esta conta”, completa o presidente da Ascana, Pedro Luís Lorenzetti.

Em Pederneiras, a movimentação contra o aumento do ICMS está programada para às 9h, no antigo Colégio Agrícola.

Em Macatuba, um ato está marcado para às 8h, no estacionamento do estádio municipal “Amadeu Artioli”.

Na região, tratoraços também estão previstos para ocorrerem em Arealva, Bariri, Bauru, Dois Córregos, Santa Cruz do Rio Pardo e Torrinha.

por Lilian Grasiela

jcnet.com.br