Psoríase: entenda como se manifesta a doença que atinge cinco milhões de brasileiros

Especialista explica a importância de um tratamento individualizado

 

Dermatologista Marcelle Salvadio

A psoríase é uma doença de pele inflamatória, crônica e não contagiosa que acomete, predominantemente, a pele. Em alguns casos, a condição também pode afetar as articulações, desencadeando a artrite psoriática. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cinco milhões de brasileiros enfrentam a patologia, que, apesar de não ter cura, tem tratamento.

De acordo com Marcelle Salvadio, dermatologista da Hapvida NDI, há vários tipos de psoríase. Nesse sentido, a busca por um médico especialista é fundamental para identificar, classificar e indicar a melhor opção terapêutica.

A médica explica que os sintomas variam a depender de alguns fatores, como a gravidade do acometimento. “Dentre as manifestações mais comuns, destacam-se manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas; pequenas marcas brancas ou escuras residuais; pele ressecada e rachada — às vezes com sangramento; coceira, queimação e dor”, cita.

Outros sinais sugestivos são unhas grossas, descoladas, amareladas e deformadas, além de inchaço, rigidez e, em alguns casos, comprometimento das articulações.

O surgimento da psoríase também pode estar relacionado ao histórico familiar, ao estresse, à obesidade, ao tempo frio, ao uso de alguns medicamentos, ao consumo de bebidas alcoólicas e ao tabagismo.

 Tratamento

Marcelle Salvadio ressalta que o tratamento da psoríase deve ser individualizado, pois cada tipo da doença responde melhor a um procedimento específico.

“O que funciona bem para uma pessoa não necessariamente funcionará para outra. Nos casos leves, por exemplo, hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos apenas na região das lesões e cumprir orientações do dermatologista ao se expor ao sol podem ser suficientes para melhorar o quadro clínico, promovendo a redução e até o desaparecimento dos sintomas”, aponta.

Prevenção

Um estilo de vida saudável pode ajudar a conter a progressão e estimular a melhora da psoríase. Contudo, de acordo com a médica, as pessoas que possuem histórico familiar sugestivo devem ter atenção redobrada a possíveis sintomas. “É importante estar atento. Ao perceber qualquer sinal de alerta, procure imediatamente o dermatologista. Quanto mais precoce for o diagnóstico, mais fácil será o tratamento”, orienta.