Prefeitura de Lençóis Paulista vai ampliar instalações do Canil Municipal

Instalação de revestimento de cerâmica vai proporcionar mais higiene ao espaço

Para atender a demanda crescente de animais acolhidos e ampliar o trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Proteção Animal, a Prefeitura de Lençóis Paulista está executando obras para a reforma e ampliação das instalações do Canil Municipal em uma área de 602,32 metros quadrados. O Gatil Municipal anexo ao prédio, também vai receber melhorias.

Inaugurado em dezembro de 2018, o espaço abriga atualmente 209 animais, sendo 153 cães e 56 gatos. O projeto prevê a ampliação do depósito de ração, adequação da maternidade dos cães, com a construção de baias adicionais à maternidade, ampliação da cobertura e instalação de revestimento de cerâmica proporcionado mais higiene ao espaço.

Uma área ao fundo das instalações será delimitada com alambrado para que os cães possam se exercitar. Já o Gatil também vai receber melhorias que incluem fechamento e instalação de revestimento cerâmico para proteção dos filhotes. A área de quarentena para os animais que estão em tratamento também será ampliada.

O Canil/Gatil Municipal de Lençóis Paulista é um dos espaços com a melhor estrutura de atendimento da região e possui também área de atendimento veterinário e setor administrativo. Neste ano, já foram executados serviços para adequações na rede hidráulica do Canil.

“Essas obras visam a melhoria e a ampliação do sistema de atendimento e do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria. A proteção animal e execução de políticas para o atendimento dos animais foram implantados no primeiro ano do Governo Prado e seguem neste segundo mandato. As obras serão executadas com recursos da própria prefeitura e orçamento da Coordenadoria”, pontuou a coordenadora de Proteção Animal, Milena Montanholi Mileski.

“A Coordenadoria de Proteção Animal realiza um intenso trabalho para evitar a proliferação e o abandono de animais nas ruas, por meio do Mutirão de Castração e das feiras de adoção e que também contam com o apoio de parceiros”, completa Milena.

É importante lembrar que além de ser um ato cruel, o abandono ou maus-tratos de animais também é crime e está previsto na Lei 14.064 (Lei Sansão), sancionada em setembro de 2020. A norma alterou 9.605/98 (Lei de Crimes Ambientes). Agora, a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação será punida com reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda. A punição elevada já está valendo.

“No início de nossa administração refizemos o projeto do Canil da gestão anterior que, na nossa visão, era insuficiente para a demanda do município, e agora estamos realizando mais uma ampliação e melhorias das instalações do Canil/Gatil que já é uma referência em nossa região. E esse trabalho cai continuar”, declarou o prefeito Anderson Prado.

Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista