Prédios públicos recebem “espaço árvore” no calçamento

O objetivo desse espaço é melhorar as condições na base da planta

Constando das ações propostas pela diretiva “Arborização Urbana” do Programa Município Verde Azul, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) tem intensificado a implantação do espaço árvore em prédios públicos municipais; um trabalho que deve ser desenvolvido a longo prazo, ou seja, em até 12 anos. O espaço árvore é uma área permeável implantada no entorno das árvores, nos calçamentos de prédios públicos e em novos loteamentos, de acordo com a Lei Municipal nº 4662/2014, que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana, e Decreto Executivo nº 493/2017.
O objetivo desse espaço é melhorar as condições na base da planta, permitindo seu desenvolvimento sem comprometer a infraestrutura do calçamento e promovendo o crescimento saudável e íntegro. Esta ação serve como exemplo à população sobre a adoção da medida. A largura mínima para ser instalado o “Espaço Árvore”, no viário, será de no mínimo 2 (dois) metros de largura. Para a construção do espaço deve-se levar em consideração 40% da largura, ou seja, 80 cm, e o comprimento deve ser o dobro (1,6 m). Já nos calçamentos com medida inferior a 2 metros, o “Espaço Árvore” deve ocupar o leito carroçável e além das dimensões esse espaço deverá ter um elemento de identificação visual.
O “espaço árvore” já foi implantado nos seguintes prédios públicos – Almoxarifado Municipal Central; Praça da Igreja São Benedito, Centro; Creche Lúcio de Oliveira Lima, Centro; Centro de Educação Ambiental – Espaço Cultural “Cidade do Livro”, Centro; Centro Educativo “Dolores Martins Moretto”, Vila Antonieta I; Creche “Cleide Therezinha Biral Capelari”, Jardim Maria Luíza IV; Cemitério Municipal “Alcides Francisco”, Centro; e Creche “Oliveiro Emiliano Ribeiro”, no Conjunto Maestro Júlio Ferrari.

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL