Pneus inservíveis são recolhidos em ação da Secretaria de Meio Ambiente

No início do mês de agosto, dia 2, a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizou mais uma coleta de pneus inservíveis na cidade, uma ação que atende especialmente as borracharias, que geram grandes volumes de pneus usados. A coleta faz parte de um convênio entre o município e a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). O trabalho realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente é permanente.
Os borracheiros e munícipes interessados no descarte desse material devem fazer contato com o escritório da Secretaria, com os dados da empresa, no caso de pessoa jurídica; e no caso de pessoa física documentos pessoais para fazer ou atualizar cadastro e gerar autorização para descarte, informando a quantidade e tamanho dos pneus. Com a documentação pronta, os pneus são descartados em uma carreta cedida pela transportadora de pneus Policarpo, que fica estacionada na Usina de Reciclagem de Lençóis Paulista, conforme diz Reinaldo Jayme, responsável pelo recebimento.
Além de evitar danos ao Meio Ambiente pelo descarte direto, já que o material leva cerca de 600 anos para se decompor, e evitar que se torne criadouro de mosquitos transmissores de doenças, o município com essa ação tem conseguido cumprir a determinação do sistema de logística reversa de pneus para a reciclagem, conforme Lei 12305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos, e Resolução nº141/2018 do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Lençóis Paulista). Todo material coletado é destinado para a Reciclanip, recicladora de pneus de São Paulo. Essa é mais uma ação apresentada em relatório para o Programa Município Verde Azul como pró-atividade da diretiva Resíduos Sólidos.

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL