PIX já funciona para alguns usuários brasileiros; saiba como usar

Por enquanto, funcionalidade está disponível para poucos clientes de instituições bancárias

PIX, sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), começou a operar. No entanto, pelo menos por enquanto, o processo só pode ser realizado por um grupo seleto de usuários de instituições bancárias. A expectativa é de que a funcionalidade esteja disponível para todos em 16 de novembro.

De acordo com o BC, o sistema está em operação restrita, que define algumas regras de utilização, bem como horários diferenciados para que as transferências sejam feitas – já que a promessa é de que o serviço esteja disponível 24 horas por dia e sete dias por semana.

BC ainda destaca que as 762 instituições cadastradas para utilização do serviço devem escolher até 5% de sua base de clientes para testarem o envio de valores usando as chaves já registradas. Vale lembrar que todos os clientes podem receber os valores, independentemente de participarem ou não da fase. A única restrição é para envio de quantias.

Pessoas que já têm acesso à funcionalidade descrevem a facilidade com que as transferências podem ser feitas – principalmente porque basta uma informação para que o destinatário seja encontrado e o dinheiro enviado.

Como fazer

1. Para saber se você está entre as pessoas que irão testar o serviço, basta atualizar o aplicativo do seu banco e procurar pelo ícone do PIX;

Reprodução

2. Em seguida, deve-se selecionar a modalidade;

Reprodução

3. Na tela seguinte, insira o valor que o destinatário receberá;

Reprodução

4. Escolha quem vai receber o dinheiro. É possível escolher entre os contatos ou procurar alguém por nome e CPF/CNPJ;

Reprodução

5. Defina se o dinheiro será enviado para uma conta da mesma instituição ou não;

Reprodução

6. A tela seguinte serve para que as informações sejam confirmadas antes que a transferência seja efetivada;

Reprodução

7. É possível também escrever uma mensagem que acompanhará o dinheiro enviado;

Reprodução

8. Digite sua senha e pronto.

Reprodução

fone: olhardigital.com.br