Período integral será ampliado na Escola Vera Braga; Leonina também recebe projeto neste ano

Secretária de Educação Meiri Montanhero, professora Gina e prefeito Prado durante encontro realizado no Gabinete

O prefeito Anderson Prado recebeu nesta terça-feira, 5, a dirigente Regional de Ensino, professora Gina Sanchez e a secretária municipal de Educação, Meiri Aparecida Galassi Montanhero. Na pauta do encontro, a ampliação do Projeto de Ensino Integral no município e a execução de obras e melhorias nas unidades escolares mantidas pelo Governo do Estado.

O projeto de Ensino Integral desenvolvido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria da Educação será ampliado na Escola Estadual Professora Vera Braga Franco Giacomini (Cecap) e implantado na Escola Leonina Alves Coneglian (Vila Cruzeiro).

“Tivemos uma reunião importante, muito produtiva. Tratamos sobre a ampliação da escola de Período Integral, pois é uma anseio da população. Vamos ampliar a oferta na Escola Vera que já possui o ensino médio em tempo integral e agora passamos a atender os alunos do sexto ao nono ano. Na Escola Leonina vamos implantar o período integral do sexto ao nono ano e no ensino médio. São duas escolas, duas regiões em que vamos poder atender a um número maior de crianças e adolescentes no período integral, projeto com uma aceitação muito grande”, detalhou a dirigente.

O prefeito Anderson Prado destacou a importância dessa ação para o município. “A Prefeitura de Lençóis Paulista já tem a convicção de que o ensino integral é um benefício muito grande para nossos alunos. Tanto que temos três escolas municipais de ensino integral, o que nos permitiu incluir nesse ano o ensino de mais uma língua, o espanhol. E é muito bom ver que o Governo do Estado também tem o ensino integral como prioridade e estamos trabalhando juntos para que esse modelo chega a cada vez mais escolas e alunos de Lençóis Paulista”, opinou.

O Período Integral

Os alunos atendidos pelo programa permanecem na escola durante nove horas com uma programação diversificada e abrangente. Além do currículo proposto pelo Governo do Estado, o programa busca oferecer aos alunos um trabalho de excelência acadêmica.

“No programa, os alunos aprendem por meio das disciplinas tradicionais, mas também podem desenvolver seu projeto de vida. Com orientação de um professor-tutor, ele (o aluno), estabelece metas e o que pretende desenvolver em sua vida. Com este projeto, os alunos podem cursar as chamadas disciplinas eletivas mais à frente em áreas oferecidas pelos professores e que vão ao encontro de seu interesse.

O Período Integral também oferece disciplinas nas áreas de tecnologia e inovação. “São atividades que fortalecem a solidariedade e o vínculo social, o aluno percebe que faz parte de um ambiente escolar criativo e dinâmico”, completa a dirigente.

Trabalho articulado e melhorias nas unidades da Rede Estadual

Gina Sanchez destacou a parceria existente entre o Governo do Estado e o Município na busca de soluções que atendam a demanda dos alunos lençoenses. “Independente da rede que pertençam, os alunos são do município. Neste sentido, conversamos sobre a execução de melhorias nas escolas estaduais. O prefeito Prado é um grande parceiro e também está empenhado em viabilizar a execução dessas melhorias. Durante o encontro, também foram feitos ajustes nos calendários da Rede Municipal e do Estado para o ano de 2020”, concluiu.