Passarela ligando Av. João Paulo II ao Jardim Primavera foi instalada

Para o deslocamento da passarela metálica até as bases executadas foram contratados guindaste e munck

Destruída pela enchente do início de 2016, a passarela que liga Centro e bairros da região Leste ao Jardim Primavera, através da Avenida João Paulo II, foi refeita e instalada na sexta-feira, 3, observando todos os quesitos de segurança que o local exige, sobretudo em casos de elevação do nível do Rio Lençóis. A passarela está localizada sob a ponte da rodovia SP 300 (Marechal Rondon).

Estudo iniciado em 2017 pela equipe de engenharia da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Município, no começo da administração Anderson Prado, chegou à conclusão que a nova passarela teria que ter altura e largura suficientes para uma vazão máxima do Rio Lençóis e do Córrego da Prata, que ali escoam suas águas, e que a mesma suportasse e protegesse as encostas das margens do Rio Lençóis. A partir desses dados o projeto foi dimensionado e calculado, com custo baixo de operação, de materiais e mão de obra, e ao mesmo tempo segura para os usuários.

A construção da base da passarela foi iniciada em 6 de março de 2019, com término em 26 de abril de 2019. Empresas especializadas foram contratadas para o trabalho de escavação e transporte de pedras, e para construção de gabiões tipo caixa e colchão reno, manta geotêxtil, arame de amarração, tudo para um volume de 256,40 m³. Para o reenchimento dos gabiões foi utilizada pedra tipo “Rachão”.

A passarela metálica foi reformada totalmente (estrutura e telamento) com instalação de guarda-corpo nas rampas do passeio interno. Para o deslocamento da passarela metálica até as bases executadas foram contratados guindaste e munck. O custo total da passagem, com base em Gabiões, somou R$ 239.688,65. Essa passagem é importante sobretudo para moradores do Jardim Primavera e Cecap, já que é acesso rápido a pedestres desses bairros, sem necessidade e risco de cruzar a rodovia Marechal Rondon.