Passarela do bairro Primavera será inaugurada neste sábado, 25, às 8h30

Reconstruída e instalada com cabeceiras elevadas, a passarela que liga o Centro e região da Cecap, através da Avenida João Paulo II com a região do bairro Primavera, será inaugurada pela Administração Municipal com a presença do prefeito Anderson Prado, secretários, e familiares de Antonio Aparecido Anastácio, que dará o nome à revitalizada passagem. O evento está previsto para este sábado, dia 25, às 8h30.

A reforma e revitalização do local foi possível por parceria entre as Secretarias de Obras e Motomecanização. A passarela que havia no local foi destruída pela enchente no início de 2016. A reconstrução foi feita observando-se todos os quesitos de segurança que o local exige, sobretudo os casos de elevação do nível do Rio Lençóis. A passarela está localizada sob a ponte da rodovia SP 300 (Marechal Rondon). A construção da base da passarela foi iniciada em 6 de março de 2019, com término em 26 de abril de 2019. A conclusão da estrutura metálica de proteção aos usuários na parte externa foi concluída esta semana.

A Secretaria de Obras contratou empresas especializadas para o trabalho de escavação e transporte de pedras, e para construção de gabiões tipo caixa e colchão reno, manta geotêxtil, arame de amarração, tudo para um volume de 256,40 m³. Para o reenchimento dos gabiões foi utilizada pedra tipo “Rachão”. O custo total da passagem, com base em Gabiões, somou R$ 239.688,65. “Essa passagem é importante sobretudo para moradores do Jardim Primavera e bairro Cecap, já que é acesso rápido a pedestres desses locais, sem necessidade e risco de cruzar a rodovia Marechal Rondon”, disse o secretário Licínio Offerni Neto durante os trabalhos de reconstrução da passarela.

De acordo com o encarregado de carpintaria, serralheria e pintura da Secretaria de Motomecanização, Valnei Leme, depois da posse do prefeito Prado foi iniciado estudo para o local que havia sido destruído pela enchente, e a conclusão foi a de aproveitar parte da passarela que havia paralelamente à ponte da Frigol, que foi retirada após a construção de passeio na própria ponte, para refazer a passarela do Primavera. “Isso foi feito, com a reforma, reforço do piso, proteção lateral e pintura, para termos o resultado que conseguimos. Além disso, depois de colocada a peça principal, realizamos o trabalho de implantação do corrimão de aproximadamente 60 metros, na parte externa, que dará mais segurança aos usuários”, comentou Valnei. A passarela foi reconstruída e implantada observando-se altura e largura suficientes para a vazão máxima do Rio Lençóis e Córrego do Prata, que ali escoam suas águas.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) também deixou sua marca na passagem para o bairro Primavera. O trabalho de paisagismo do local, com plantio de grama, ornamentais e a limpeza ficaram por conta da SAMA.