Oficina cultural trabalha afeto e arte junto aos professores da Rede Pública

“Afinando o Afeto, volume 1”. Nasce um projeto dedicado a trabalhar o afeto e a arte também com os professores da rede pública de Lençóis Paulista , promovendo a qualidade de ensino e o acolhimento desse profissional tão importante na sociedade. Em 2012, o grupo de seresteiros Trovadores Urbanos criou um Instituto de musicalização para crianças carentes e preservação da seresta no Brasil. O Instituto Trovadores Urbanos, desde então, leva aulas de música e teatro a centenas de crianças, além de proporcionar a elas passeios culturais a espetáculos em cartaz na cidade de São Paulo. Dessa preciosa vivência em comunidades carentes, constatou-se a necessidade de trabalhar também com o professor, reforçando e aprendendo sobre o papel do educador no mundo digital, no cotidiano violento das comunidades, enfim, reavaliando a Educação, que também está mudando constantemente. Na escola é que se consolidam as interações sociais dos alunos e, portanto, o melhor lugar para observar seus comportamentos e reações. Para transmitir conhecimento, o professor precisa – antes de tudo – de inspiração, que é mais do que um sentimento, é o que movimenta o agir com afeto e amor. Pensando nisso, o Instituto Trovadores Urbanos criou o projeto “Afinando o Afeto volume 1”. São oficinas culturais afetivas, ministradas para professores de 10 escolas da rede municipal de Lençóis Paulistas, SP, que trabalharão com poesia, música, teatro, dança e todos os benefícios que as artes trazem a todas as pessoas. O projeto “Afinando o Afeto volume 1” é amplo e prevê publicação de livro, intervenções urbanas com distribuição de frases de afeto pelo município, apresentações de canto e dança, entre muitas outras atividades, sempre com o objetivo de estreitar laços afetivos entre a cidade e as comunidades, contribuindo com a formação e o desenvolvimento artístico de aproximadamente 400 professores da rede pública de ensino de Lençóis Paulista, contribuindo com o aumento da qualidade do ensino e da vida de alunos e mestres.

“Afinando o Afeto volume 1” é composto por quatro oficinas: “Música e Meditação no Escuro”, com Trovadores Urbanos e Monja Heishin, “Afinando o Afeto”, com Trovadores Urbanos e Valeria Caram, “FuxicomChico” , com Trovadores Urbanos e Suelli Vargas e “Dança Circular”, com Maria Eugênia Santos. A oficina de dança será aberta a toda comunidade, unindo professores, alunos e pais e a todos que dela quiserem participar. “Afinando o Afeto volume 1” é um projeto grandioso, voltado para as pessoas e o compartilhamento de afeto entre elas pois, preparando bem o mestre, os alunos receberão em dobro os benefícios de uma Educação voltada para um mundo melhor.

Para encerrar a primeira edição desse lindo projeto, acontecerá o lançamento de um livro – em formato físico e e-book – contendo frases de afeto e trovas, fruto de criação coletiva, estimulados pelas oficinas. O título: “Afinando o Afeto – volume 1”.

Esse é um projeto da Lei Rouanet, com patrocínio da LWART Lubrificantes.

SERVIÇO

AFINANDO O AFETO VOLUME I

Oficinas culturais afetivas para professores da rede pública de Lençóis Paulista

Oficina ”Musica e meditação no escuro”

Dia 13 de março quarta feira

8 horas / 13 horas

Dia 14 de março quinta feira

8 horas / 13 horas

Local – Centro de treinamento de professores – Secretaria Municipal de Educação – Lençóis Paulista

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL