O que o futuro nos reserva?

Fazemos tantos planos para a vida, desde a juventude.

O tempo vai passando e os planos mudando sem darmos conta.

Não que aconteça com todo mundo, mas a grande maioria passa por situações como esta.

Como pode um plano feito aos 12 anos de idade, de ser médico, advogado, veterinário, etc., mudar drasticamente quando se chega aos 16?

Aos 16, os planos são de chegar aos 18, ter uma namorada, “tirar carta”, comprar uma moto, um carro e curtir a vida viajando e explorando novos lugares.

Aos 18 já começamos a perceber que a vida passa rápido, e o plano de ser advogado, médico, ficou para trás. A compra do carro, da moto, e as viagens deram lugar para a responsabilidade do emprego, da ajuda no sustento da casa. Isso quando não, no meio do caminho uma gravidez que não foi planejada. Se isso acontece, todo o plano muda de novo.

Pois bem, tudo correndo bem, aos 20 anos, agora formado em uma faculdade estilo EAD, pois, o padrão de vida planejado não saiu conforme o desejado, vem a tentativa, o novo plano, de conseguir trabalhar na área estudada.

Mas infelizmente, o plano não deu certo, o mercado de trabalho competitivo oferece vagas de emprego aos que possuem experiência no ramo, e só resta trabalhar em alguma outra empresa para não ficar sem o pagamento no final do mês.

Aí já se passam mais 5, 10 anos, e os planos de infância já não são mais lembrados. Os que deram certo, “a carta”, a faculdade, mesmo EAD, esses sim deram certo.

Mas e agora?

Já com quase 30 anos, o plano agora é de formar uma família, ter sua prole para que seu legado aqui na terra não seja esquecido.

Pronto. Planos mudados novamente. Agora a festa de noivado e casamento são a bola da vez.

Passam-se mais 5 anos e vem o primogênito. Agora o plano que aos 12 anos se pensava, volta. Mas volta em pensamento para o filho. Guardar dinheiro para os estudos do pirralho que chegou….

Pronto. Já se foi mais da metade da vida e dos planos feitos aos 12 anos, só resta torcer para que dê certo para o pequeno recém-chegado.

E de plano em plano a vida passa. E quando percebemos já não temos mais tempo para tantos planos.

O pensamento agora é: o que poderia ter sido feito diferente para que os planos dessem certo?

Muitos que chegam na terceira idade dizem: “queria ter a experiência que tenho hoje nos meus 15 anos.”

Será que seria diferente? Será que houve erro nos planos traçados? Será que foi falta de planejamento? De sorte talvez? Ou será o destino?

Esse destino, que com sua mão severa nos ensina mais da vida do que imaginaríamos aprender…