Nascente modelo é ponto de educação ambiental

Neste período de pandemia as visitas à nascente modelo estão suspensas pela SAMA

Você já teve a oportunidade de visitar uma nascente em sua cidade? Pois bem, também chamada de mina d’água, ou olho d’água, nascentes são afloramentos de água do lençol freático, no solo ou na rocha, que formam os córregos e rios responsáveis pelas bacias hidrográficas. Por isso, a importância de preservá-las com plantio de árvores nativas para a formação de matas ciliares no seu entorno, em um raio ideal de 50 metros. Lençóis Paulista possui muitas nascentes que formam a bacia do Rio Lençóis, seja dentro do perímetro urbano ou na área rural do município.

Tendo em vista a importância das nascentes, em Lençóis Paulista uma delas é destinada especificamente à promoção da educação ambiental e visitação pública. Localizada na mata ciliar do Córrego da Prata, no cruzamento da Rua Januário Diomedes com Av. José Veloso, Jardim Europa, várias crianças das escolas e grupos da comunidade já visitaram-na para receber informações sobre a importância da água, a proteção e preservação das nascentes, e noções do conceito de bacia hidrográfica.

As visitas monitoradas são conduzidas pelo interlocutor do Programa Município Verde Azul (PMVA), Helton Damacena de Souza, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), e ocorrem com frequência. Porém, desde meados de março/2020 foram suspensas devido a pandemia do Coronavírus, mas quando for possível o cronograma de visitação será retomado. Mesmo assim, caso alguém tenha interesse em conhecer, o local é acessível, desde que não ocasione aglomeração de pessoas. No local existe uma placa de identificação “Nascente Municipal Modelo”.

Esta é mais uma ação proposta pela diretiva “Gestão das Águas”, do PMVA. Existem ainda projetos para a criação de outros pontos com nascentes, também com o intuito de promover a proteção da educação ambiental e dar continuidade nas ações sustentáveis em Lençóis Paulista.

Deixe um comentário