Meio Ambiente promove ações no mês da criança

Em cumprimento à Lei Municipal nº 3.976/2009, que fixa o calendário de datas comemorativas ambientais em Lençóis Paulista, e Lei 4.989/2017 do Programa Municipal de Educação Ambiental, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA) promove em outubro algumas visitas de crianças ao CEA – Centro de Educação Ambiental – Jardim Sensorial e Mini Zoológico de Esculturas, no Parque do Povo. De acordo com a legislação, 12 de outubro é o dia da criança ecológica. Neste sentido, as crianças da Creche “Regina Paula Nicoletti Moretto”, Jardim Grajaú, participaram de uma ação educativa com professoras, monitoras e responsáveis pelo local, para interagir com as esculturas dos animais que representam a fauna brasileira, como o Lobo Guará, Capivara, Onça-Pintada, Onça-parda, Tamanduá-bandeira, Anta, Tuiuiú, Jacaré-de-papo-amarelo, entre outros. As plantas também permitem a interação e aguçam outros sentidos, além da visão, através do toque e aromas, bem como possuem finalidades terapêuticas, alimentícias, aromáticas e ornamentais.

As esculturas da fauna e as plantas permitem uma interação de forma lúdica e apropriada para as crianças dessa faixa etária, bem como de jovens e adultos, já que despertam curiosidade. As visitas que ocorrem com alunos a partir da etapa II envolvem ações educativas mais aprofundadas e instrutivas, com objetivo de sensibilizar para a salvaguarda da biodiversidade da nossa região. Todos os elementos do jardim sensorial permitem a aproximação e aguçam outros sentidos além da visão, como tato, olfato, paladar e também a audição, através do sistema de audiovisual e acervo bibliográfico, voltados para educação ambiental.

Até o próximo dia 11 de outubro outras visitas ocorrem no Jardim Sensorial e Mini Zoo de Esculturas, e uma nova programação será estabelecida para o mês de novembro. Para o Programa Município Verde Azul – ciclo 2019, este é um dos centros referência em educação ambiental em Lençóis Paulista, e permite a realização de diversos temas que envolvem diretivas Biodiversidade, Gestão das Águas e Resíduos Sólidos.

Lençóis Paulista ainda conta com outros dois centros de educação ambiental importantes: Centro de Educação Ambiental – Espaço Cultural “Cidade do Livro”, e Centro de Educação Ambiental do SAAE, na Estação Elevatória de Esgotos, com finalidades que se complementam.

Leia Mais

Leia outras notícias

ESPORTES POLÍCIA CULTURA
POLÍTICA NACIONAL INTERNACIONAL