Massa: comida prática, versátil e queridinha dos brasileiros

As massas alimentícias, consideradas de bom custo/benefício, são um negócio gigantesco que movimentou R$ 12,6 bilhões em 2021 no País

Cadu Moura, fundador da Sabores do Nonno

Se estiver na dúvida do que preparar ou pedir para agradar diferentes paladares ou mesmo quando a ocasião é especial, a massa é a alternativa acertada. De simples à incrementada com molho e recheio que vão dos clássicos aos contemporâneos, é praticamente unanimidade nacional. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimaq) apontou que as massas têm 99,5% de penetração no mercado brasileiro. Vários países, incluindo o Brasil, têm até data para celebrar o alimento: 25 de outubro é o Dia da Massa.

O que se convencionou a chamar de massa é um produto não fermentado, resultado do amassamento da farinha de trigo e da semolina ou da sêmola de trigo com água. Mas atualmente, pode levar tantos outros ingredientes em sua composição. Um dos alimentos mais populares do mundo, a massa se molda às diversas culturas gastronômicas. Há levantamentos que possam existir mais de 300 tipos desse produto em diferentes formatos e divididos em quadro grandes grupos: secas, frescas, pré-cozidas e instantâneas.

E é um negócio gigantesco, que em 2021 movimentou R$ 12,6 bilhões no País, de acordo com levantamento da Abimaq. Apesar da produção ainda estar bastante concentrada em grandes ou pequenas indústrias, nos últimos anos têm crescido as fabricações artesanais com grande aceitação pelo mercado.

Exemplo disso é a Sabores do Nonno, marca de massa artesanal cozida e congelada que nasceu em Agudos (SP) durante a pandemia de Covid, em 2020, e hoje é franqueadora com mais de 80 unidades em quatro Estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás – mais o Distrito Federal. Fundador da empresa, Cadu Moura se autodenomina bom de garfo e um autodidata na cozinha, mas foi nas receitas do caderno de família que se inspirou para fazer suas primeiras massas.

“Minha família é uma mistura de portugueses e italianos. E tenho muitas lembranças da infância com todos reunidos em torno de muita comida boa, da minha nona fazendo doce no tacho. São essas referências que busco colocar nas receitas que recriei ”, afirma.

Atualmente, a Sabores do Nonno produz nove tipos de massas – nhoque tradicional, nhoque recheado (4 opções de recheio: presunto e queijo, 4 queijos, calabresa e muçarela), canelone, rondelli, sofioli, conchiglione, lasanha presunto e queijo,

lasanha vegetariana e lasanha bolonhesa. As massas são apresentadas em duas linhas: refeição família para finalizar no forno e refeição individual, que fica pronta em poucos minutos, no micro-ondas.

A origem

Apesar de frequentemente a massa ser associada como alimento originário da Itália, um anuário da Abimaq pontua que há pesquisas arqueológicas que indicam que o macarrão surgiu há 5.000 A.C., na China, onde foram encontradas misturas de farinha de trigo, de soja, de arroz e até de feijão. Ainda A.C., os assírios e babilônios já conheceriam uma pasta cozida à base de cereais e água que pode ser considerado o avô do nosso atual macarrão.

Já no século IX, há referência que os árabes inventaram o macarrão quando conquistaram a ilha da Sicília, na Itália. Era uma massa seca e de alta durabilidade. Nesta época, a Sicília tornou-se o centro mais importante de comércio e exportação do macarrão. Mas a versão mais comum e divulgada sobre a história do macarrão relata que Marco Polo, após viagem à China, trouxe a iguaria ao Ocidente, isso no século XIII.

No Brasil, o registro da Abimaq é que as massas alimentícias chegaram por volta de 1870, trazidas pelos imigrantes italianos que se estabeleceram no Sul do País. Como estavam acostumados com o alimento, estimularam o desenvolvimento da cultura do trigo, a construção de moinhos e a fundação da indústria nacional de massas.

Sobre a Sabores do Nonno

Fundada durante a pandemia numa garagem em Agudos (SP), a Sabores do Nonno é uma empresa que produz e comercializa massas cozidas congeladas feitas artesanalmente. Rapidamente expandiu e tornou-se franqueadora. Atualmente, tem mais de 80 franquias espalhadas por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Goiás e Distrito Federal.